O Jogo

MANIFESTO ANTI-TOP 10

João Sousa continua sem ganhar, pela 15.ª vez no Grand Slam, a um tenista da super-elite e a derrota na segunda ronda do US Open, ante o inglês Norrie (9.º), acontece com naturalida­de abre em Nova Iorque Objetivo: campanha entrar no top 50 de boas perspet

-

Fim de linha na 12.ª época seguida no Grand Slam, marcada pelo 41.º encontro frente a um top 10 mundial e pelo sentimento do dever cumprido, no regresso ao bom nível nos grandes palcos.

MANUEL PÉREZ

Não será num futuro próximo que o ténis português voltará a ter um embaixador a concorrer com os melhores do mundo e não existem muitos profission­ais a gabarem-se de já terem defrontado 41 vezes adversário­s do top 10. João Sousa viveu ontem esse momento marcante, o 15.º numa etapa do Grand Slam, continuand­o sem conhecer a vitória, como aconteceu após os parciais de 4-6, 4-6 e 6-7 (4/7) a favor do londrino Cameron Norrie (9.º).

O vimaranens­e e 59.º mundial, não elevou para seis as (curtas) vitórias nesse capítulo, mas deu luta, muita luta. Bem ao contrário do desastrado 1-6 e 3-6, sofrido há 15 meses no Estoril Open, face ao versátil esquerdino. Aliás, a duração de 2h27 é a quarta mais longa de sempre em desafios com adversário­s do top 10; vários jogos decididos nas vantagens; o número de pontos conquistad­os é aproximado (96-105), se bem que seja um dado muito subjetivo, tal como o facto de o inglês ser obrigado a correr mais 100 metros (977,7 contra 877,6).

Ainda sem se “sentir, infe

lizmente, a cem por cento do problema no ombro direito”, como disse a O JOGO, Sousa

também acusou ainda restos do cansaço acumulado ao longo das mais de três horas e meia da primeira ronda, assinaland­o que a “bagagem de experiênci­a, a força de vontade e o querer, vão continuar a ser determinan­tes para me manter à altura dos desafios físicos e mentais”.

Vai ainda disputar a segunda ronda de pares, ao lado do brasileiro Marcelo Demoliner, tendo ainda algum tempo para tratamento da (pequena) lesão e alguma prática no court.

 ?? ?? João Sousa disputou, ontem, o 64.º encontro no Grand Slam, o 15.º frente a um membro do “Clube dos Cem”
João Sousa disputou, ontem, o 64.º encontro no Grand Slam, o 15.º frente a um membro do “Clube dos Cem”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal