O Jogo

O murciano ataca pela madrugada

Carlos Alcaraz qualificou-se para as meias-finais do US Open, após cinco loucos sets de um encontro que terminou às 2h50 em Nova Iorque

-

A depender de si próprio para se tornar, na segundafei­ra, no mais jovem (19 anos) número um da história do ranking ATP, o “Leão de Múrcia” levou ao delírio a cidade que, diz-se, nunca dorme.

MANUEL PÉREZ

Abençoado ténis espanhol ●●● que, na pré-reforma de Rafael Nadal, se dá ao luxo de apresentar um jogador cujo percurso começa a assemelhar-se ao da lenda maiorquina. Carlos Alcaraz é, pois, o senhor que se segue para defender a bandeira de uma das nações mais bem sucedidas na alta roda dos circuitos profission­ais masculino e feminino. Aos 19 anos e quatro meses, o jogador de El Palmar (Múrcia) é o mais jovem finalista de sempre no US Open, graças ao magistralt­riunfosobr­eoitaliano Jannik Sinner, por 6-3, 6-7, 6-7, 7-5 e 6-3, que ultrapasso­u as cinco horas de jogo (5h18) – foi o segundo mais longo da existência­docentenár­ioevento nova-iorquino – e terminou perto da três da madrugada, sendo o final mais tardio de uma qualquer jornada!

Foi uma contenda vibrante, intensa e muito perto de ter caído para o lado de Sinner, usuário de um match point a 5-4 e serviço a favor no quarto parcial. “Podia ter acabado em três ou quatro sets”, lamentou o italiano de 21 anos, que, numa análise

mais profunda, disse: ”Já sofri derrotas muito duras, mas esta está no topo da lista. Vai doer durante muito tempo”.

Ainda a processar aquilo que viveu no maior estádio do mundo, onde já recolhe a

Número 4 do ranking ATP

total simpatia do público, Alcaraz começou por balbuciar: “Ainda não sei como é consegui isto”. Agradeceu o apoio e uma “energia incrível vinda das bancadas”, consideran­do ter atuado perante o “melhor público do mundo” e, apesar das horas impróprias, as “pessoas ficaram até ao fim; se fosse noutro torneio teriam ido descansar”.

O americano Frances Tiafoe é o rival de Alcaraz numas meias-finais em que o norueguês Casper Ruud enfrenta o russo Karen Kachanov. Será novo passo para a definição do número um mundial, ainda com Nadal na corrida.

“Em muitos outros torneios, as pessoas tinham ido para casa dormir”

Carlos Alcaraz

 ?? ?? Alcaraz mostra ser o maior fenómeno de uma nova geração do desporto espanhol
Alcaraz mostra ser o maior fenómeno de uma nova geração do desporto espanhol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal