O Jogo

UMA SURPRESA QUE DEU RECORDE

Senayet Chekol, campeã jovem na Etiópia, era desconheci­da e ganhou a Meia-maratona do Porto em 1h08. Emmanuel Bor repetiu o triunfo

-

Manhã fantástica e cerca de oito mil a correr, vindos de 61 países. Assim foi a 15.ª edição da Meia-maratona do Porto, que pode ter visto nascer mais uma referência africana entre as fundistas do atletismo.

RUI GUIMARÃES

Terminou a prova, sentou-se junto às barreiras, descalçou-se e caminhou até à relva do jardim do Passeio Alegre, onde se encostou a uma árvore. Estava esgotada e queria água. Três garrafas de meio litro foram saciando a sede de Senayet Getachew Chekol, uma etíope pouco conhecida, que venceu a prova feminina da Meia-maratona do Porto em 1h08m37s, superando os 1h0923sque­MonicaJepk­oech fizera em 2017. Era o momento mais importante de uma corrida que regressou tendo 3200 finalizado­res nos 21 km – e mais uns cinco mil na caminhada –, o número mais baixo da década, mas numa quebra pouco significat­iva.

Tímida, e sem saber inglês, Chekol falou a O JOGO com uma adversária a traduzir. “Estou muito feliz por ter ganho e pelo recorde. A cidade é muito linda”, disse apenas.

“O Porto tem sido talismã parabastan­tesatletas,queaqui começam a ganhar e depois se

tornam craques”, recordou o diretor da Runporto, Jorge Teixeira, dando um exemplo: “Brigid Kosgei fez aqui a primeira maratona e é agora a recordista mundial”. Na prova masculina esperava-se o recorde, mas foi ganha por EmmanuelBo­rem1h00m38­s.Oqueniano, que já fora primeiro em 2015, fez a quinta marca de sempre no Porto, longe dos 59m30s de Zersnay Tadese.

“Estou muito feliz por ter ganho e pelo recorde. A cidade é linda”

Senayet Getachew Chekol Recordista da meia-maratona

 ?? ?? Senayet Getachew Chekol correu em 1h08 e só perdeu para 11 homens
Senayet Getachew Chekol correu em 1h08 e só perdeu para 11 homens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal