O Jogo

O MONSTRO DESPEDE-SE A SORRIR

TÉNIS Roger Federer encerra a carreira esta noite , na Laver Cup, em Londres

-

Uma semana após explicar nas redes sociais que a lesão no joelho direito o impede de voltar a jogar ao mais alto nível, a lenda suíça elegeu Rafael Nadal para fazer dupla numa noite histórica.

MANUEL PÉREZ

Roger Federer já estava ●●● em Londres quando Rafael Nadal chegou, ontem, à capital inglesa para se juntar à seleção da Europa que vai defrontar, entre hoje e domingo, uma congénre do resto do mundo.Masestanov­apresença de ambos na Laver Cup é diferente e ficará eternament­e marcada a letras de ouro nos anais do ténis. Esta noite, Roger Federer deixa de ser o monstro – como o próprio se definiu em tempos –, para se legitimar como uma das maiores lendas do desporto.

Este mês de setembro anda carregado de emoções fortes e de muita gratidão por parte de quem gosta de desporto, em geral, e de ténis, em particular. A despedida de Serena Williams, no passado dia 2, ainda está fresca, e seguese a de Federer, aos 41 anos, idade que a americana vai completar na segunda-feira. Londres, a cidade em cujos arredores conquistou um recorde de oito títulos em Wimbledon, e a Arena O2, são o salão de festas de um momento único na vida de um atleta que nasceu com um talento que, bem gerido, lhe deu a grandeza de um grande campeão dentro e fora dos courts.

O que vai fazer o tenista que mais semanas consecutiv­as esteve na liderança do ranking ATP, é algo que o visado não consegue esclarecer por inteiro, ao contrário de Serena, dona de uma catrefada de empresas de vários ramos. “Não sei exatamente como será o meu futuro, mas não me quero afastar completame­nte de um desporto que me deu tudo”, afirmou “FedEx” à televisão suíça. Ao contrário da generalida­de dos atletas do topo, Federer tem uma família alargada a dois pares de gémeos, nascidos em 2008 e 2014. Daí existir esse lado paterno para preencher e, como sempre, com o apoio de Mirka, a mulher, antiga tenista eslovaca que conheceu nos Jogos Olímpicos de Sidney’2000. “A Mirka fezme ver que isto é o início de uma nova etapa e que iria saber aproveitar em grande a vida em família e todos os nossos desafios”, contou, fazendo questão de afirmar algo que leva a entender ser já o maior embaixador da modalidade: “Confesso que a minha maior preocupaçã­o é não perder esta ligação única com os adeptos”.

Na Arena O2, ou por outras vias, serão esta noite milhões de pessoas a assistir a um encontro de pares que opõe Roger Federer e Rafael Nadal aos norte-americanos Jack Sock e Frances Tiafoe.

“Não quero que seja um funeral, mas que seja uma festa muito feliz”

Roger Federer Suíça/20 títulos do Grand Slam

“Federer é um dos jogadores mais importante, talvez mesmo o mais importante do ténis” Rafael Nadal Espanha/22 títulos do Grand Slam

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal