O Jogo

Rúben a três vitórias de superar Jesus

Com um registo cem por cento vitorioso na prova, o técnico dos leões pode ser o primeiro a ganhar quatro vezes seguidas a competição

- ANTÓNIO PIRES

O triunfo de anteontem sobre o Marítimo foi o 12.º do técnico e tudo começou ao comando do Braga, com quem ganhou o seu primeiro troféu. Os bracarense­s são o rival nos “quartos”, esta segunda-feira.

A goleada de 5-0 que o Sporting aplicou anteontem ao Marítimo permitiu à equipa treinada por Rúben Amorim terminar a fase de grupos da Taça da Liga no primeiro lugar do Grupo B (três triunfos, 13 golos marcados e zero sofridos) e marcar encontro com o Braga, na segunda-feira às 20h15 em Alvalade, nos quartos de final. O técnico leonino aumentou o seu impression­ante registo cem por cento vitorioso na competição e já vai em 12 partidas sempre a celebrar. Um percurso que começou ainda no banco do Braga, com duas vitórias na final-four de 2019/20, sobre o Sporting nas meias-finais e diante do FC Porto na final, para levantar pela primeira de três vezes o troféu.

Em 2021 e 2022, foi já ao serviço do Sporting que Rúben Amorim continuou a somar triunfos e troféus na prova, partindo para esta temporada com a possibilid­ade de estabelece­r um novo recorde como o treinador com mais conquistas consecutiv­as. Neste momento, o líder dos leões partilha o melhor registo com Jorge Jesus, atual técnico do Fenerbahçe que é o recordista absoluto com seis vitórias (cinco no Benfica e uma no Sporting), as três primeiras das quais consecutiv­as (2010, 2011 e 2012).

Para concretiza­r tal ambição, Amorim terá de conduzir o Sporting a mais três triunfos, embora, a partir daqui, os jogos possam vir a ser resolvidos através do desempate por grandes penalidade­s. Na segunda-feira terá então lugar a primeira “final” nessa corrida, sendo que o treinador já deixou o aviso de que “o Braga é difícil de parar”, tendo ainda lembrado

que “a Taça da Liga é um objetivo, mas não salva nada”.

Numa época em que o Sporting já foi eliminado na Taça de Portugal, esta prova é neste momento a que se afigura mais fácil de conquistar, até por estar a três jogos de distância. Na Liga Bwin, os 12 pontos de atraso para o Benfica fazem duvidar muito da capacidade de chegar ao título. Quanto à Liga Europa, a equipa entra em fevereiro no play-off de acesso aos “oitavos”, defrontand­o o Midtjyllan­d.

 ?? ?? Amorim ganhou três finais da Taça da Liga, uma pelo Braga e duas pelo Sporting
Amorim ganhou três finais da Taça da Liga, uma pelo Braga e duas pelo Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal