O Jogo

O “menino” senegalês que encanta no Minho

Aos 19 anos, Djibril Soumare é peça fulcral da formação minhota na Liga Revelação e, após a conquista do Torneio de Abertura, quer voltar a festejar no final da época

-

É internacio­nal sub-23 pelo Senegal e chegou na temporada passada a Portugal e à Pedreira. Deixar a família e os amigos para trás não foi fácil, mas o sonho falou mais alto.

JOÃO FERNANDO VIEIRA

Com humildade e um estilo descontraí­do, grato por poder fazer do futebol vida profission­al, e feliz pelo facto de as coisas lhe estarem a correr bem, Djibril Soumare, médio de 19 anos que chegou ao Braga na temporada passada, conta a O JOGO como surgiu o convite minhoto, encarado como “oportunida­de de uma vida.” “Estava a jogar na academia de futebol Sahel Atlantic, no Senegal, e surgiu a oferta do Braga, assim como a de alguns clubes espanhóis. Escolhi vir para cá porque é um clube histórico português e um grande. Qualquer jogador quer jogar no Braga. Gosto muito de estar cá e sei que a estrutura também gosta do que ofereço”, detalha o internacio­nal jovem senegalês.

A chegada a Portugal, sozinho, foi desafiante, porém, com um grande objetivo em mente a servir-lhe de estímulo. “Não sabia falar português e o clima é totalmente diferente. Deixar a família para trás foi o mais difícil, mas, o meu pensamento passa sempre por eles. Neste momento, o meu objetivo é poder trazer a minha família para cá. Foi esta a vida que escolhi, com muito sacrifício e trabalho, e espero tê-los comigo”, suspira Djibril.

O médio, que deu nas vistas nos sub-19, tem sido peça importante dos guerreiros do Minho nesta edição da Liga Revelação e soma um golo em 13 jogos disputados. Após a conquista do Torneio de Abertura, Djibril assegura que o grupo bracarense, segundo classifica­do da Série A, e com o apuramento para o play-off de campeão no bolso, persegue agora a conquista dos troféus da Liga e da Taça Revelação. “Somos uma família e isso reflete-se no relvado. Queremos passar à próxima fase e ganhar os dois troféus que faltam. Já vencemos uma competição, agora, queremos colocar mais duas na vitrina”, assume o médio dos minhotos.

Sobre a competição de sub23, o jovem destaca a competitiv­idade existente e recorda alguns jogadores que passaram pelo escalão e que estão a dar cartas no futebol mundial. “É uma liga muito boa e muito competitiv­a. Passaram bons jogadores por esta competição, como o Nuno Mendes e o Gonçalo Ramos . Os jovens crescem e ficam mais perto da equipa principal”, remata.

“Qualquer jogador quer jogar no Braga. Gosto muito de estar cá e sei que o clube gosta do que ofereço”

“Neste momento, o meu objetivo é poder trazer a minha família para cá. Foi esta a vida que escolhi, com muito sacrifício e trabalho”

Djibril Soumare

 ?? ?? Djibril Soumare é forte fisicament­e e apresenta critério com bola
Médio do Braga
Djibril Soumare é forte fisicament­e e apresenta critério com bola Médio do Braga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal