O Jogo

Ouro apontado a Paris’24

Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro em -63 kg no Grande Prémio de Portugal, que se conclui hoje em Almada, batendo a brasileira Gabriella Moraes na final Timo, que representa Portugal desde 2019, agradeceu à “torcida”, ao Benfica e à treinadora Ana

- RUI GUIMARÃES

Numa final entre brasileira­s de nascença, a naturaliza­da portuguesa Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro nos -63 kg do Grande Prémio de Portugal, em Almada. Frente a Gabriella Moraes, a nascida no Rio de Janeiro, que passou a representa­r as Quinas em 2019, estreou-se este ano na maior prova nacional de sempre – na primeira edição estava a recuperar de uma cirurgia a um pé. “É muita emoção. Estou cansada, mas bastante feliz. No ano passado não pude estar aqui, mas trabalhei muito, este é um processo para Paris’24 e quero agradecer a toda a ‘torcida’, ao meu clube e à minha treinadora, Ana Hormigo, que está comigo nos bons e maus momentos”, disse Timo, instantes após o combate.

Gabriella Moraes foi derrotada ao devido a uma penalidade grave (“hansokumak­e”), ao cruzar a pega e prender o braço de Timo, colocando a sua integridad­e física em risco. Para a benfiquist­a, era o quinto triunfo do dia e o ouro a 1.23 minutos do final na primeira prova do ano.

“O caminho para os Jogos Olímpicos é de resiliênci­a, temos altos e baixos e o que importa é continuar, ser persistent­e. Dias assim ficam na memória, muito mais o dia do que propriamen­te o resultado”, prosseguiu. Estimando que “os portuguese­s já esperavam uma medalha nos Jogos antes deste resultado”, espera “receber mais apoio agora”. Timo, que desde 2021 baixou aos -63 kg, somou o quinto título e 12.º pódio em provas Grand Slam/Grand Prix do circuito mundial, tendo ainda uma prata e um bronze em Mundiais. Atual oitava no ranking olímpico, será das portuguesa­s mais cotadas em Paris’24.

Destaque ainda, nos -81 kg, para João Fernando, que fez três combates, perdendo nos oitavos de final com o moldavo Mihail Latisev, e Anri Egutidze, que caiu no segundo, diante do israelita Sagi Muki, já no “golden score”.

“Palavra para definir este dia é amor. Pela ‘torcida’ e pelo judo”

Bárbara Timo Medalha de ouro em - 63kg

 ?? ?? Bárbara Timo com o quinto ouro no circuito mundial
Bárbara Timo com o quinto ouro no circuito mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal