O Jogo

“MANU SERÁ JOGADOR À IMAGEM DO VITÓRIA”

Ao Vitória Manu Silva chegou do Feirense anos ao serviço depois de dez O treinador Rui Ferreira, que lançou o médio na equipa principal do Feirense, frisou que o jogador, de 21 anos, é “muito inteligent­e na leitura de jogo” e “forte no jogo aéreo”

- FILIPA MESQUITA

O facto de jogar com igual eficiência a médio e a central faz do reforço um jogador à imagem de Bamba. No entanto, o técnico feirense frisa uma diferença: “O Manu joga para a frente”.

O último dia de mercado de inverno garantiu um reforço para o Vitória: o médio Manu Silva. O jogador, de 21 anos, chegou provenient­e do Feirense, onde estava desde o período da formação. Na equipa principal do emblema de Santa Maria da Feira, foi treinado por Rui Ferreira, a voz mais autorizada para o apresentar. “A posição de raiz do Manu é médio defensivo, um 6, mas também pode fazer a posição 8. Aqui [Feirense], fruto daquilo que é o nosso sistema tático, utilizava-o como defesa-central, mas fazia essa dupla função, um bocadinho à semelhança do que faz o Bamba”, começou por dizer o técnico, antigo jogador dos vitorianos, acrescenta­ndo que Manu é “muito inteligent­e na leitura de jogo, posicionas­e muito bem, é rápido nos encurtamen­tos e forte no jogo aéreo.”

As afinidades com Bamba, alvo de mercado, podem fazer de Manu futuro substituto do italiano. Mas há diferenças. “Têm caracterís­ticas idênticas, mas, na minha opinião, o Manu é um jogador que joga para a frente. Em termos ofensivos, a primeira opção de passe é para a frente e não para os lados, nem para trás, o que é ótimo para quem quer construir e sair a jogar em ataque organizado. Com o tempo necessário de adaptação e com confiança, vai ter a capacidade de jogar num clube exigente como o Vitória”, analisou Rui Ferreira, que vê no médio “uma opção válida para entrar no onze” de Moreno.

Na passagem pelo Feirense, o técnico sublinhou que o médio “deu grande dimensão ao jogo da equipa.” “Ele faz muito bem essa dupla função de central e médio defensivo e, dentro do próprio jogo, tinha conhecimen­to e noção dos timings adequados para poder saltar, sempre que necessário”, reconheceu.

Questionad­o, ainda, sobre se a idade não atrapalhar­á uma afirmação imediata, Rui Ferreira contrapôs: “É um jogador muito maduro. Vai ser um jogador à imagem do Vitória.”

Rui Ferreira, quando era jogador, partilhou o balneário com Jorge Silva, ex-jogador e pai de Manu Silva. “O Jorge foi meu capitão no União de Lamas. Só soube que era pai dele depois de o encontrar aqui. Essa ligação faz-me perceber um bocadinho o acompanham­ento que o Manu tem em casa. Será, segurament­e, bem aconselhad­o, porque conheço o Jorge e sei aquilo que ele transmite ao miúdo; são conselhos de alguém que já esteve lá dentro”, valorizou, rematando a conversa com humor: “O Jorge jogava na mesma posição, mas o filho é melhor”.

“Bamba? São idênticos, mas, na minha opinião, o Manu joga para a frente”

Rui Ferreira

Treinador do Feirense

 ?? ?? Manu Silva já treina em Guimarães e, aos adeptos que não o conhecem, o técnico Rui Ferreira garante que encaixará bem no Vitória
Manu Silva já treina em Guimarães e, aos adeptos que não o conhecem, o técnico Rui Ferreira garante que encaixará bem no Vitória
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal