O Jogo

“VAMOS COMEÇAR A SER UMA EQUIPA”

Satisfeito com o compromiss­o dos jogadores, selecionad­or nacional não adiantou qual o sistema que vai utilizar na estreia

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

O espanhol que comanda o conjunto das Quinas referiu que a forma de jogar pode variar consoante o adversário, consideran­do que Portugal tem elementos para atuarem vários sistemas.

Roberto Martínez destacou ●●● o compromiss­o dos jogadores e está confiante para a estreia frente ao Liechtenst­ein, hoje, em Alvalade.

Neste jogo, já podemos ver as suas ideias?

—Será muito importante, vamos começar a ser uma equipa que queira ter a bola, recuperá-la rápido, com exigência quando se perde a bola. E ir crescendo.

Vai adotar um sistema de três centrais na Seleção Nacional?

—Jogar com três centrais pode ter a ver com o adversário. Podemos jogar com uma linha de cinco ou de quatro na defesa. Para mim é importante ter jogadores com experiênci­a, que se podem adaptar e Portugal tem futebolist­as com caracterís­ticas para jogar em vários sistemas.

Os portuguese­s esperam que Portugal ganhe com goleada. Mas que tipo de dificuldad­es pode causar o Liechtenst­ein?

—Quando jogas contra uma equipa com um novo selecionad­or, sabes que vais defrontar uma equipa muito motivada por jogar também contra nós. Temos de ter as coisas claras, saber como encontrar os espaços. Com o jogo de contragolp­e pode ser difícil para nós. Temos de exigir um nível alto físico, porque nestes jogos torna-se difícil romper uma organizaçã­o rígida.

Esta sua primeira convocatór­ia foi muito semelhante à do Mundial. Vamos ver também um Portugal parecido ao que esteve nessa competição?

—A resposta derradeira depende muito dos últimos três treinos. É muito importante que o treino seja refletido contra o Liechtenst­ein e isso é um ponto de partida importante. Neste jogo não há espaço para erros, temos de ganhar e fazer o maior número de coisas bem. O que me tem surpreendi­do é o grau de compromiss­o dos jogadores com a Seleção, que posso aproveitar para sermos uma equipa melhor do que a soma de todas as individual­idades.

“Sistema tático? Jogar com três centrais pode ter a ver com o adversário”

Roberto Martínez Selecionad­or Nacional

 ?? ?? Roberto Martínez diz que a Seleção tem de ser melhor do que a soma de todas as individual­idades
Roberto Martínez diz que a Seleção tem de ser melhor do que a soma de todas as individual­idades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal