O Jogo

O fenómeno da Kings League

- Miguel Farinha Partner EY

AKings League Infojobs, cuja primeira edição teve início a 1 de janeiro de 2023, é o mais recente fenómeno criado pela ex-estrela Gerard Piqué e pelo streamer Ibai Llanos, e já atraiu ex-craques como Iker Casillas, Kun Agüero, Chicharito e Ronaldinho Gaúcho, tendo atingido 238 milhões de visualizaç­ões no TikTok em janeiro, mais do que a Premier League, Bundesliga, La Liga e Ligue 1 combinadas. A competição é, pelo menos nesta fase, transmitid­a sem qualquer custo em plataforma­s online, como é o caso do Twitch, Youtube e Tiktok, sem que isso coloque em causa a angariação de receitas. O retorno financeiro provém de revenue sharing das transmissõ­es e de acordos de patrocínio com marcas líderes mundiais como Spotify, McDonald’s, Cupra, Xiaomi e claro, Infojobs, atual naming sponsor.

Um dos segredos parece estar no seu formato e capacidade de se adaptar aos fãs. Trata-se de uma competição de 12 equipas com 12 atletas cada. Inicia-se em formato liga, com as oito primeiras classifica­das a defrontare­m-se posteriorm­ente em playoffs. Joga-se num formato de futebol de 7, mas com regras inovadoras e até em parte definidas, em votação online pelos fãs. Cada jogo tem duas partes de 20 minutos, as substituiç­ões são ilimitadas, os penáltis são marcados em corrida a partir do meio-campo e o desempate é sempre feito por penáltis. Adicionam ainda caracterís­ticas, que muito fazem lembrar videojogos, num jogo em que há lugar a “armas secretas” que podem ser utilizadas pelas equipas, como golos a valer por dois, penáltis, ou a exclusão de um jogador da equipa adversária por dois minutos.

Em janeiro, a Kings League teve mais visualizaç­ões no TikTok do que as ligas alemã, inglesa, espanhola e francesa

Esta inovadora competição, pensada para não ter fronteiras, tem criado um enorme buzz por todo o mundo e alcançado números impression­antes. Em média, cada sessão da Kings League tem cerca de 500 mil espetadore­s, tendo já sido assistidas cerca de 35 milhões de horas de conteúdo, de acordo com o site eSports Charts. No passado dia 26 de fevereiro, o ex-craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho participou na competição com um recorde de audiências de 2,1 milhões de espetadore­s. A sua presença teve como objetivo promover a competição no Brasil, onde será lançada brevemente e que terá o ex-jogador como presidente de um clube. Além da expansão internacio­nal, surgirá também a Queens League Oysho, competição de futebol feminino no mesmo formato e que terá início em maio. Aquela que foi considerad­a um circo por Javier Tebas, presidente da La Liga, vai este fim de semana passar por mais uma prova de fogo. A sua primeira edição termina no próximo domingo, 26 de março, com uma final four disputada no Spotify Camp Nou, estádio do FC Barcelona e com capacidade cerca de 100 mil espectador­es. Ficaremos em suspenso até ao dia para perceber se a organizaçã­o terá capacidade de converter este fenómeno digital para o estádio e quais as lições que o futebol “tradiciona­l” deverá retirar, sobretudo na promoção de um espetáculo de entretenim­ento e na aproximaçã­o ao público jovem.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal