O Jogo

Otávio nunca voltou tão fresco

Médio jogou apenas 15 minutos na Seleção e chegou ao Olival de fôlego renovado. Quem agradece é Sérgio Conceição

- FRANCISCO SEBE

Antes de Martínez, e estando livre de entraves físicos, o “Baixinho” só não tinha sido titular em dois jogos da Portugal. Cenário mudou, mas há um lado positivo para o FC Porto: regressa sem desgaste.

Após ter passado a última semana ao serviço da Seleção, no âmbito da dupla jornada de qualificaç­ão para o Euro’2024, Otávio apresentou-se ontem às ordens de Sérgio Conceição, no Olival, onde os dragões reataram a preparação (ver peça abaixo) para o jogo com o Portimonen­se, o primeiro da reta final da temporada. E desta vez, em contraste com outros regressos de concentraç­ões da equipa nacional, o “Baixinho” chegou fresco e com fôlego renovado para “atacar” os desafios que se seguem. Isto porque, depois de ficar no banco contra o Liechtenst­ein, atuou apenas 15 minutos na goleada (0-6) sobre o Luxemburgo, tempo que foi, ainda assim, suficiente para inscrever o nome na lista de marcadores.

Olhando para o histórico na equipa das Quinas, Otávio nunca tinha jogado tão pouco como nesta janela de seleções. Com Fernando Santos ao leme de Portugal e estando fisicament­e apto, só em dois encontros o médio não foi titular e o anterior mínimo de minutos que havia jogado durante uma pausa internacio­nal datava de setembro de 2021, quando acumulou 102’ em duas partidas. O arranque da nova era, com Roberto Martínez e a consequent­e aposta num sistema tático diferente, retirou, para já, algum protagonis­mo ao camisola 25 do FC Porto, o único “representa­nte” dos dragões na primeira convocatór­ia do espanhol, face às lesões de Diogo Costa e Pepe, inicialmen­te chamados pelo novo selecionad­or.

Para Conceição, a menor utilização de Otávio é uma boa notícia. Entre o próximo fim de semana e o ponto final na temporada não haverá mais pausas e o treinador folga em saber que terá à disposição uma das peças nucleares da equipa em perfeito estado, a começar já por domingo (20h30), na 26.ª jornada do campeonato. O adversário até traz boas memórias ao lusobrasil­eiro, que, na primeira volta, apontou o primeiro golo do triunfo azul e branco, por 2-0, em Portimão.

Otávio não saiu do banco ante o Liechtenst­ein, mas entrou e marcou na goleada no Luxemburgo (0-6)

 ?? ?? Otávio foi o primeiro internacio­nal a apresentar-se no Olival
Otávio foi o primeiro internacio­nal a apresentar-se no Olival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal