O Jogo

ANDRÉ AMARO FORÇA MORENO A NOVO ENSAIO

O jovem central atingiu o limite de cartões amarelos, na visita ao Estádio da Luz, e abre um vazio no sistema de três defesas: Bamba e Jorge Fernandes estão fora, resta Tounkara

- CRISTINA AGUIAR

O internacio­nal sub-21 é o central com mais jogos a titular, mas vai falhar o Paços. A adaptação de Dani Silva não correu bem e só resta uma solução de raiz: Tounkara. Recuo de Manu não está descartado.

Moreno tem mais um desafio para resolver no eixo defensivo para a receção ao Paços de Ferreira, no sábado. A ausência de André Amaro, pela segunda vez esta época devido a castigo, força o treinador a novo ensaio de soluções que encaixe no sistema de três centrais. Isto porque não há novidades em relação à recuperaçã­o de Ibrahima Bamba e de Jorge Fernandes, que continuam a integrar o boletim clínico do V. Guimarães.

André Amaro, que esteve até ontem ao serviço da seleção de sub-21, é dos defesas mais utilizados pelos minhotos, mas atingiu o limite de cartões amarelos na Luz. O jovem central abre, assim, espaço a alternativ­as, embora reste apenas Tounkara como central de raiz entre as opções. Moreno, recorde-se, adaptou Dani Silva a essa posição frente ao Benfica (já o fizera contra o Casa Pia), mas os planos não correram de feição. O médio apresentou dificuldad­es, quebrando, de certa forma, a coesão defensiva habitual da equipa, o que se traduziu na goleada por 5-1 (aliás, única esta época). Se tomarmos estes elementos como análise, a probabilid­ade será, então, a de excluir Dani Silva das opções para a retaguarda.

Nesse sentido, podemos incluir nesta equação Tounk ara.Outro jovem defesa do plantel vitoriano que Moreno já experiment­ou por diversas vezes no sistema de três centrais, depois da boa resposta do jogador no jogo de estreia, frente ao Braga, na Pedreira. O francês tem repartido a corrente temporada entre a equipa B, na Liga 3, e o plantel principal, registando a sua última titularida­de frente ao Casa Pia, a 19 de fevereiro, fazendo dupla com André Amaro. Aliás, este último tem sido o central maisf requente no onze vitoriano, com 28 presenças, seguido por Ibrahima Bamba (27) e Mikel Villanueva (26).

A adaptação de Manu ao eixo defensivo também não está descartada, dado que o reforço de inverno já desempenho­u essas funções no Feirense. O médio está à espreita da estreia.

 ?? ?? Tounkara é candidato a ocupar a vaga de André Amaro frente ao Paços de Ferreira
Tounkara é candidato a ocupar a vaga de André Amaro frente ao Paços de Ferreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal