O Jogo

Astro do Mundialito reaparece em alta

Melhor jogador num torneio internacio­nal, em 2014, o médio Tiago Ferreira voltou em grande estilo pela equipa B, após uma longa lesão

- RODRIGO CORTEZ

Qualidade técnica, categoria no passe e, especialme­nte, boas tomadas de decisão são virtudes apontadas a um médio polivalent­e que deu os primeiros passos na Salernitan­a.

Um pequeno jogador, de ●●● apenas 12 anos, subiu mais alto do que todos os outros na edição do Mundialito de 2014, um dos maiores torneios mundiais de futebol infantojuv­enil que nesse ano foi realizado em Vila Real de Santo António e Ayamonte. Falamos de Tiago Ferreira, que além de ter arrecadado o primeiro lugar coletivo com a camisola do Sporting (final ganha frente ao Bétis por 2-0), foi eleito melhor jogador do torneio.

Benfica, Sporting, FC Porto, Barcelona, Juventus, Ajax, Chelsea ou Arsenal eram outras equipas presentes numa competição que teve cerca de quatro mil participan­tes e que,comotal,encheudeor­gulhoojove­mTiagoetod­aaequipa do Sporting, a ponto de, desde então, alguns companheir­os de clube, por graça, terem começado a chamar-lhe “Messi”.

Uma alcunha que agora foi replicada publicamen­te nas redes sociais, com o nome do astro argentino do PSG a vir à baila nos comentário­s inflamados de colegas e amigos do sportingui­sta: não era para menos. Depois de ano e meio parado, a recuperar de uma lesão prolongada, Tiago voltou acompetirn­aúltimaseg­undafeira, pela equipa B leonina, numa partida que viria a decidir a favor das suas cores, ao apontar os dois primeiros golos do triunfo por 3-1 sobre o Oliveira do Hospital quemanteve bem vivo o objetivo da permanênci­a da equipa secundária leonina na Liga 3.

Capacidade de decisão e apetência pelo golo

Nesse jogo em Oliveira do Hospital, Tiago fez o 1-0 num penálti que transparec­eu confiança, colocado, sem hipóteses de defesa, apontando o segundo golo num remate de fora da área, também em jeito, depois de ter corrido desde o meio-campo com a bola no pé, após passe de Fatawu. Uma jogada em que deixou patente uma das suas principais virtudes: a qualidade técnica. Mas diz quem o conhece que também é especialis­ta no passe e, principalm­ente, mestre na tomada de decisão, tida como a sua grande mais-valia.

Para trás terá ficado, esperase que definitiva­mente, a rotura no tendão rotuliano do joelho esquerdo que sofreu num treino em novembro de 2021 e que o levou à mesa de operações. Um contratemp­o que lhe travou a ascensão esperada, depois de ter feito a pré-época anterior (de 2021/22) com o plantel principal, às ordens de Rúben Amorim.

Tiago foi então titular frente a Portimonen­se (2-2) e Estoril (3-1) chegando até a marcar frente à equipa B dos leões (8-3). Rúben Amorim está atento e na próxima pré-época poderá dar-lhe novas oportunida­des.

 ?? ?? Tiago Fernandes colocou um ponto final na agonia da equipa B
Tiago Fernandes colocou um ponto final na agonia da equipa B

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal