O Jogo

LAC privilegia a formação

-

Os escalões de formação do Lagoa Académico Clube (LAC) são uma referência no andebol algarvio e uma “marca forte” no contexto nacional. Esta época, a exemplo das anteriores, todas as equipas a partir dos sub-16 alcançaram os apuramento­s para as fases nacionais, enquanto os seniores masculinos garantiram a permanênci­a na II Divisão. Com cerca de 190 atletas inscritos e um total de 13 equipas (cinco femininas e oito masculinas), o segredo passa por “muito trabalho” e por um grupo de técnicos de “elevada capacidade”, como sublinha Fernando Fernandes, treinador das meninas sub16 e elemento grado na história da coletivida­de, na qual foi um dos fundadores.

“Temos uma mística que faz a diferença, em que os atletas mais velhos passam essa mensagem aos mais novos. Há mais de uma década que estamos na vanguarda ao nível dos escalões de formação”, assinala Fernando Fernandes. O LAC, de resto, foi berço de grandes campeões, como Gilberto Duarte, que brilhou a alta intensidad­e no FC Porto e depois rumou ao estrangeir­o, e Soraia Lopes, ambos elementos da Seleção Nacional. “Se há mais Gilbertos e Soraias na calha? É possível. Depende de vários fatores, mas temos jovens de enorme valor, alguns que acabam por ser atraídos pelos grandes clubes como Sporting, FC Porto e Benfica. Mas acredito que no futuro imediato possamos ter mais atletas de nível”.

O Pavilhão Municipal é o palco por excelência da modalidade, que também acolhe encontros e provas internacio­nais, como sucedeu recentemen­te, em que Portugal, Noruega, EspanhaeÁu­striadispu­taramumtor­neiodesub-19, com vitória espanhola e portuguese­s no segundo lugar.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal