O Jogo

Peseiro grato a Diomande

Nigéria, orientada pelo português, bateu anfitriã Costa do Marfim à custa de penálti do central do Sporting

- BRUNO VENÂNCIO

As Super Águias lidaram bem com a pressão e estão agora na liderança do Grupo A, a par da Guiné Equatorial. Rui Vitória, no Egito, ainda não festejou um triunfo; Zaidu titular no êxito da Nigéria.

●●● A Nigéria, orientada por José Peseiro, corrigiu a má imagem deixada no jogo de estreia, conquistan­do ontem a primeira vitória nesta edição da CAN, e logo diante da anfitriã Costa do Marfim: 1-0. O único golo chegou aos 55’, com Troost-Ekong a converter uma grande penalidade cometida pelo sportingui­sta Diomande sobre Osimhen.

As Super Águias, que não tinham ido além de um empate (1-1) com a Guiné Equatorial, até entraram pior no jogo, permitindo aproximaçõ­es perigosas dos marfinense­s à baliza de Nwabili, mas conseguira­m equilibrar as operações ainda no primeiro tempo. O golo, porém, surgiu após um lance imprudente do central dos leões, que se deixou antecipar pelo Melhor Jogador Africano de 2023, acabando por atingi-lo na perna esquerda.

A Costa do Marfim, que vinha de um triunfo sobre a Guiné-Bissau (2-0), não mais se encontrou e cai para o terceiro lugar do Grupo A. Já a Nigéria (que contou com o portista Zaidu até aos 80’ ) chegou aos quatro pontos, tal como a Guiné Equatorial, que bateu a Guiné-Bissau por claros 4-2.

Na última ronda desta fase de grupos, um empate frente à Guiné-Bissau chega à equipa de Peseiro para seguir em frente. “Temos que ser menos tímidos e assumir a posse de bola. Desde o primeiro dia que tenho dito aos meus atletas que esta CAN é para se ganhar”, comentou o português após o jogo.

Vida mais complicada tem Rui Vitória à frente do Egito, que somou ontem o segundo empate em dois jogos na prova. Depois do 2-2 com Moçambique, agora empatou 1-1 com o Gana, deixando este grupo bem embrulhado. Cabo Verde, porém, faz já hoje a festa se vencer Moçambique.

Os ganeses estiveram duas vezes à frente do marcador, com Kudus a marcar aos 45’+3’ e aos 75’. Pelos faraós, faturaram Marmoush aos 69’ e Mohamed aos 74’, com ambos os lances na sequência de erros defensivos dos ganeses. Salah saiu lesionado aos 45’+2’.

Rui Vitória entra assim pressionad­o pela necessidad­e de uma vitória, na última ronda frente a Cabo Verde.

“Desde o primeiro dia que tenho dito aos meus atletas que esta CAN é para se ganhar”

José Peseiro Selecionad­or da Nigéria

 ?? ?? José Peseiro está a um ponto de festejar o apuramento
José Peseiro está a um ponto de festejar o apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal