O Jogo

Época anterior dá exemplo

Conceição desafia o plantel a executar uma segunda volta ao nível de 2022/23, a melhor do clube

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Foram 46 pontos acumulados entre a jornada 17 e 34. Não chegaram para conquistar o título, mas servem de referência para reparar os prejuízos acumulados. Histórico é favorável.

Treze pontos já desperdiça­dos pelo caminho e cinco de atraso para a liderança conduzem a uma conclusão relativame­nte óbvia: se o FC Porto quiser se campeão, vai precisar de uma segunda volta com um rendimento superior à primeira. Sérgio Conceição é o primeiro a admiti-lo. “Estamos atrás e, teoricamen­te, precisamos de não perder jogos para tentar alcançar o nosso primeiro lugar. Nosso, porque, graças a Deus, temos tido a felicidade de acabar em primeiro lugar. De qualquer maneira, estamos atrás e temos de ir atrás do Sporting e do Benfica, temos de não perder pontos e fazer uma segunda volta muito competente, como fizemos na época passada”, analisou o treinador.

De facto, a segunda parte da corrida da edição anterior do campeonato foi mesmo a melhor de sempre do FC Porto, desde que a vitória vale três pontos (1995/96). Só se registaram duas escorregad­elas: uma derrota com o Gil Vicente e um empate com o Braga, acumulando 46 pontos em 17 jornadas. Ainda assim, e no mais importante, não foi suficiente para revalidar o título, conquistad­o pelo Benfica, que chegou ao fim com mais dois pontos do que o rival. Neste momento, o cenário é um pouco semelhante ao de 2022/23, no sentido em que o FC Porto, no terceiro lugar, já perdeu mais pontos do que o normal, fruto das derrotas contra Benfica, Sporting e Estoril, e dos empates diante Arouca e Boavista.

Recuperar esse prejuízo é o desafio a longo prazo dos azuis e brancos, estimulado­s pelo histórico: também pertencem a Conceição o segundo (2021/22) e terceiro (2017/18) melhores registos do clube na etapa complement­ar da I Liga.

“Temos de fazer uma segunda volta como na época passada”

Sérgio Conceição Treinador do FC Porto

 ?? ?? Dragões só perderam cinco pontos na segunda volta da última edição da liga
Dragões só perderam cinco pontos na segunda volta da última edição da liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal