O Jogo

Aos oito anos, Pote já tinha mira certa

Atual guarda-redes do Vidago lembra os tempos que o jogador do Sporting lhe fazia “doer as mãos”

- PEDRO GRANJA

Diogo Lopes é, atualmente, o único jogador do Viga do com quem Pedro Gonçalves, estrelado Sporting, na cole ti vida de da vila de Chaves, de 2006 a 2007. No escalão de Escolinhas, tinha ele dez anos e oito o “Potinho”, como ainda hoje é conhecido na pequena localidade transmonta­na o jogador dos leões. Filho do atual presidente, Diogo Lopes recorda alguns dos momentos vividos na altura com Pedro Gonçalves. “Lembro-me do Pedro pequenino, com a alcunha de Potinho por ser gordinho, mas muito rápido. Estreei-me com ele no primeiro jogo, lembro-me muito bem, foi contra o Diogo Cão”.

O guarda-redes da equipa principal do Vidago, hoje com 27 anos, mais dois do que Pote, confirma que, já na altura, o antigo cole gatinha a mira bem afinada para a baliza. “Ele tem bastantes episódios da altura a treinar com os seniores, já com aquela idade, a bater livres para acertar na barra. E, em cinco tentativas, muitas vezes acertava quatro e às vezes até as cinco vezes”. E conta que ele, à época, “já era o craque, apesar de jogar em dois escalões acima para a idade dele. Destacava-se pela qualidade e velocidade. Tinha um potente remate que também já me fazia doer as mãos nos treinos”.

Num plano mais pessoal, o guardião relevou o facto de Pedro Gonçalves ter sido sempre “um rapaz que não saía muito, não estabeleci­a gran de sin ter ações com outras pessoas. Tinha omundin hodele, era uma pessoa bastante discreta. E mesmo quando já estava num nível como o Valência, vinha cá e jogava connosco de vez em quando futsal, em tornei deverão e tu domais, mas sempre foi muito discreto”, concluiu.

 ?? ?? Diogo Lopes, capitão do Vidago e ex-colega de Pote
Diogo Lopes, capitão do Vidago e ex-colega de Pote

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal