O Jogo

Academia de oito milhões já tem primeira pedra

José Manuel Neves, presidente da maior associação de futebol do país, deseja que a obra, cuja primeira fase começou no início do mês, esteja pronta dentro de dois anos

- RUI FERREIRA

A construção da infraestru­tura desportiva avança na Quinta da Prelada, freguesia portuense de Ramalde. Ontem, a cerimónia de lançamento da primeira pedra teve convidados especiais.

●●● Com a terraplana­gem do terreno situado na Quinta da Prelada já em curso, a Associação de Futebol do Porto lançou ontem a primeira pedra da sua Academia. José Manuel Neves presidiu à cerimónia e teve convidados especiais. Fernando Gomes, presidente da FPF, João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórd­ia do Porto, Pinto da Costa e Jorge Moreira, presidente­s de FC Porto e Leixões, clubes fundadores da associação, foram alguns dos presentes.

Este centro de alto rendimento desportivo, na Avenida da Cidade de Xangai, custará oito milhões de eu rose a primei rafa seda obra–movimento de terras, fundações, construção de muros e fixação de torres de iluminação –, suportada pela AF Porto, está orçada em 1,25 milhões de euros. A Área Metropolit­ana do Porto (AMP) e a FPF compartici­pam financeira­mente a infraestru­tura que terá três campos de futebol de 11 – dois sintéticos e um relvado natural –, um de futebol de praia e outro para segmentos específico­s, como o treino de guarda-redes e árbitros, bem como balneários e outras estruturas de apoio.

“Temos dez seleções que andam de casa às costas, 1 000 árbitros que andam de casa às costas. Fazemos 1 200 jogos por semana e precisamos de mais e melhores árbitros. Precisamos de mais mulheres atletas e é neste local que tudo isso vai gravitar. Espero sinceramen­te que esta obra seja concluída no mais curto espaço de tempo, esperamos nós que em dois anos”, apontou José Manuel Neves sobre a urgência de construir a Academia. Também Rui Moreira, autarca portuense, destacou a importânci­a do projeto para a cidade, já que “o Porto tinha uma falha muito grande” neste capítulo, “até comparado com municípios vizinhos como a Maia”: “Faltava a aposta no desporto e percebíamo­s que dependia muito do impulso dos grandes clubes, mas não havia equipament­os a nível de base, no futebol e noutras modalidade­s.” Moreira vincou que “esta academia vai colmatar uma carência que ainda hoje temos”.

Fernando Gomes, por sua vez, recordou que a FPF, “há cerca de cinco anos, criou um fundo de cerca de dez milhões de euros para apoiar as associaçõe­s que quisessem construir a sua academia, com participaç­ão a fundo perdido. Duas já foram construída­s, Aveiro e Viseu. Três estão a caminho: Porto, Guarda e Santarém”.

Em representa­ção do Governo, João Paulo Correia, destacou o papel da associação portuense, “que continua a ver crescer o número de filiados, dirigentes e praticante­s ”, também no que diz respeito ao desporto feminino, desejando que tal investimen­to “se note nos lugares de liderança, na arbitragem, nas equipas técnicas”.

“Espero sinceramen­te que esta obra seja concluída dentro de dois anos”

José Manuel Neves Presidente da AF Porto

“Vai colmatar uma carência que ainda hoje temos, numa cidade que gosta muito do desporto”

Rui Moreira Presidente da CM Porto

PRIMEIRA FASE DA OBRA ESTÁ EM CURSO E CUSTARÁ 1,25 MILHÕES DE EUROS, QUE SERÃO SUPORTADOS PELA AF PORTO

 ?? ?? Presidente José Manuel Neves apresenta o “sonho” da AF Porto
Presidente José Manuel Neves apresenta o “sonho” da AF Porto
 ?? ?? Primeira fase da obra na Quinta da Prelada avança
Primeira fase da obra na Quinta da Prelada avança
 ?? ?? Pinto da Costa, Rui Moreira e José Manuel Neves
Pinto da Costa, Rui Moreira e José Manuel Neves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal