O Jogo

ANGOLA VESTIU O FATO DE DALA

Ex-avançado de Sporting e Rio Ave bisou na vitória que deixa a equipa com pé e meio nos “oitavos”

- BRUNO VENÂNCIO

A seleção orientada por Pedro Gonçalves venceu a Mauritânia por 3-2 e ascendeu à liderança do Grupo D, ainda que em igualdade pontual com o Burquina Faso – adversário na última ronda.

A seleção de Angola, orientada pelo português Pedro Gonçalves, ficou com pé e meio nos oitavos de final da CAN, ao vencer a Mauritânia por 3-2, com Gelson Dala (antigo jogador de Sporting e Rio Ave) a brilhar a grande altura. Os Palancas Negras assumem a liderança do Grupo D, ainda que partilhada com o Burquina Faso, adversário da última ronda que ontem empatou (2-2) com a Argélia.

Num jogo equilibrad­o, foi a eficácia na finalizaçã­o a fazer a diferença. Em particular de Gelson Dala: o avançado de 27 anos, hoje a jogar no Catar, abriu o marcador à passagem da meia hora, com um gesto acrobático que deixou Niasse (ex-Tondela) sem reação, e viria depois a bisar aos 50’, numa arrancada que só parou com a bola no fundo das redes, já depois de Amar ter empatado para a Mauritânia ainda antes do intervalo (43’), após driblar vários jogadores angolanos.

Três minutos após o segundo

tento de Dala, Gilberto (que tinha falhado um golo de forma clamorosa antes do descanso) ampliou a vantagem após iniciativa individual pela direita. A Mauritânia ainda reduziu aos 58’, em mais um golaço, no caso de Koita, mas não conseguiu evitar a segunda derrota no torneio – muito por culpa também de Neblú, guarda-redes angolano, que registou uma mão cheia de excelentes intervençõ­es.

“Jogo espetacula­r, de enorme compromiss­o, contra uma grande equipa, que luta mui- to. Vamos tentar manter o ritmo e apurar-nos na próxima jornada. Temos estratégia bem definida para o jogo decisivo”, prometeu Pedro Gonçalves, que fez alinhar de início Kialonda Gaspar (E. Amadora), com o colega de equipa Keliano a entrar aos 61’.

No outro jogo do dia, Tunísia e Mali (com Niakaté, do Braga, no onze inicial) empataram a uma bola. Os malianos lideram o Grupo E com quatro pontos; os tunisinos são terceiros com um.

 ?? ?? Gelson Dala tem agora 18 golos em 41 partidas efetuadas pela seleção angolana
Gelson Dala tem agora 18 golos em 41 partidas efetuadas pela seleção angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal