O Jogo

JOÃO MOUTINHO APONTA A TROFÉU BEM MALDITO

13 jogos leva sequência de Momento: médio últimos completos como titular, os sete Elderson foi rival do médio numa final da Taça da Liga ganha pelo Braga ao FC Porto. Nigeriano lembra épocas no Minho mas também elogia e muito ex-colega do Mónaco

- PEDRO CADIMA

Antigo lateral passou três anos e meio no Minho, fez parte de um período forte dos guerreiros, tendo seguido para o Mónaco, onde foi colega do português, que nunca foi feliz na Taça da Liga.

João Moutinho já cumpriu os mil jogos na carreira em Braga, mas ainda ambiciona conquistar troféus pelos guerreiros, pelo que esta final-four da Taça da Liga constitui a melhor oportunida­de de isso acontecer, ainda que o experiente médio, de 37 anos, mantenha uma relação difícil com uma prova que não disputava desde 2012/13, época em que perdeu a terceira final, então no FC Porto, depois de outras duas de desfecho ingrato pelo Sporting. Além de vencer pelo Braga, Moutinho tem essa sede em forma de conta pendente com a Taça da Liga, pois nunca logrou este título, que é espaço em branco num currículo preenchido e pejado de honras.

O médio põe esta maldição à prova já contra o Sporting, clube onde começou o seu trajeto e contra quem já jogou esta época: 1-1, na Pedreira, numa altura em que ainda era um corpo estranho no plantel, não tendo atuado mais do que cinco minutos. Tudo é diferente nesta fase, pois é em torno de Moutinho que a equipa de Artur Jorge gira, funcionand­o como o seu maior alicerce, a unidade pendular que mais equilibra e menos permeável se revela, até com frescura bem significat­iva, consideran­do a idade inscrita no bilhete de identidade.

Quem conhece bem Moutinho, como adversário em Portugal, inclusive numa final da Taça da Liga, ganha pelo Braga sobre o FC Porto, em 2012/13, e também como companheir­o, no Mónaco,éo lateral-esquerdo Elderson,quep assou três épocas e meia no Minho e esteve num total de 106 jogos pelos guerreiros. Ao lado do médio, o nigeriano participou em 38 encontros no emblema do Principado, absorvendo todo esse capital de influência do algarvio, ainda par amais testemunha­ndoesse momento ímpar quando Moutinho foi campeão europeu por Portugal, em 2016. “Mais do que tudo, devo dizer que foi uma fantástica aposta do Braga, também a pensar nas competiçõe­s europeias. Ele tem estado muito bem, adaptou-se, segue igual ao que fizera nos outros clubes. Dám ui toà equipa com essa experiênci­a que acumulou nos maiores palcos. Passou por França, pela Premier League. Tem um profission­alismo exemplar e consegue ajudar toda a gente dentro e fora do campo”, testemunho­u Elderson, feliz por ver o antigo companheir­o ainda bem vivo na elite europeia e com papel determinan­te .“É um jogador seguroe guardo com carinho a relação com ele. Éramos próximos e vivemos bons momentos no Mónaco. Espero que continue vitorioso. Torço para que some este título”, destacou.

O nigeriano conhece o sabor de uma conquista da Taça da Liga. “Foi um grande período para mim, tenho incríveis memórias com Domingos Paciência, Leonardo Jardim e também com Hugo Viana, Mossoró e Alan. Estivemos numa final europeia que, infelizmen­te não joguei, mas foi um grande feito, tal como foi a vitória na Taça da Liga, em que me coube alinhar”,reg isto uElderson, gabando a gestão de António Salvador. “O presidente tem feito um notável trabalho, mantendo o Braga no topo em Portugal e também muito cotado no futebol europeu. Deve-se muito a ele, espero que a equipa possa ganhar cada vez mais e somar troféus importante­s”, frisou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal