O Jogo

NÉLSON OLIVEIRA VAI ASSINAR ATÉ 2025

V. GUIMARÃES Internacio­nal português rescindiu contrato com o Konyaspor, da Turquia, e ontem já viajou com a família para Portugal

- MANUEL CASACA

Depois de nove anos no estrangeir­o, Nélson volta ao futebol português, sendo esperado em Guimarães a qualquer momento. E até poderá integrar os trabalhos de amanhã.

Nélson Oliveira pode ser apresentad­o como reforço do V. Guimarães a qualquer momento. O avançado rescindiu amigavelme­nte o contrato que o ligava aos turcos do Konyaspor até 30 de junho de 2025, tendo ontem de manhã viajado para Portugal, com escala em Istambul, acompanhad­o da família.

À espera do internacio­nal português está um contrato com o Vitória por um ano e meio, podendo até começar amanhã a treinar às ordens de Álvaro Pacheco.

Nélson Oliveira vê cumprido o desejo de regressar a Portugal, depois de uma longa passagem pelo estrangeir­o, que começou em 2012, ano em que foi emprestado pelo Benfica ao Corunha, registando-se, na época seguinte, nova cedência, dessa vez ao Rennes. De regresso à Luz, em 2014/15, esteve ao serviço dos encarnados apenas na primeira metade da temporada, sendo posteriorm­ente transferid­o para o Swansea City, passando depois por Norwich, Reading, AEK Atenas, PAOK e Konyaspor.

Agora regressa à I Liga, palco onde foi lançado por Carlos Brito, em 2009/10, então ao serviço do Rio Ave. O treinador recorda-se de ter recebido um jovem provenient­e do Benfica e cheio de potencial. “É um ponta-de-lança, um ‘9’, um jogador com capacidade técnica, que protege bem a bola. Por vezes, parece que o adversário vai tirar-lha, mas ele coloca bem o corpo”, avalia o antigo técnico da equipa vila-condense.

Em Guimarães, o avançado português, de 32 anos, terá a concorrênc­ia do brasileiro André Silva, melhor marcador do Vitória, em igualdade com Jota Silva, ambos com nove golos. Carlos Brito acredita que será uma luta que irá tornar a equipa ainda mais forte. “Chega num momento em que o Vitória atravessa um grande momento. Vai acrescenta­r maturidade e competênci­a ao plantel. Vem como um jogador feito”, avalia.

Nélson Oliveira chega com 17 jogos e 602 minutos nas pernas em todas as competiçõe­s pelo Konyaspor, tendo deixado o clube turco sem golos, depois de ter marcado por todos os clubes na longa passagem pelo estrangeir­o. A forma física será importante para começar a ser aposta de imediato. Carlos Brito não tem dúvidas que o Vitória está bem documentad­o. “De certeza que o Álvaro Pacheco viu- jogar e fez uma avaliação”, declara o antigo treinador do internacio­nal português.

“Chega numa altura em que o Vitória atravessa um grande momento. Vai acrescenta­r maturidade e competênci­a ao plantel”

Carlos Brito Treinador que lançou Nélson Oliveira na I Liga

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal