O Jogo

“Naquele instante tudo parou na minha cabeça”

Por Joel Gonçalo foi chamado da Liga a oito da Taça Rocha para a final Com 15 anos e 11 meses, o guarda-redes Gonçalo Pereira fez história ao estrear-se na Liga Placard, tornando-se no mais jovem de sempre a jogar no principal escalão português

- JOÃO FERNANDO VIEIRA

Uma oportunida­de única surgiu e o guarda-redes, natural de Celorico de Basto, agarrou-a com unhas e dentes, demonstran­do que porta se abrira em consequênc­ia do bom trabalho efetuado.

A saga de Gonçalo Pereira é uma espécie de viagem inspirador­a no universo do futsal, repleta de dedicação e paixão que desafiam o tempo. Com apenas 15 anos, o prodígio português fez história ao estrear-se na Liga Placard com a camisola do Braga, no triunfo arsenalist­a por 11-0 diante do Candoso. “A estreia no jogo com o Candoso, além de ter sido histórica, demonstrou que o nosso querer não tem idade. Quando recebi a indicação para aquecer, por momentos não acreditei no que estava a acontecer. Logo depois, o míster Joel Rocha deume a oportunida­de, num momento indescrití­vel para mim. Naquele instante tudo parou na minha cabeça. Na quadra, a concentraç­ão foi total, pois queria demonstrar que estar na baliza do Braga não era prematuro, mas sim o culminar de muito trabalho”, conta a O JOGO o jovem, natural de Celorico de Basto, e que atua nos sub-17 do emblema bracarense.

No início desta época, o guarda-redes trocou o Futsal Celorico pelos guerreiros do Minho. “Fui contactado pelo Braga e, no início, pensei que seria impossível, dada a distância existente entre a minha residência, Celorico de Basto, e Braga. Contudo, após algumas reuniões, os meus pais conseguira­m chegar a um entendimen­to e a vinda ficou dependente unicamente da minha concordânc­ia. De imediato telefonei ao clube a dizer que podiam contar comigo.”

O futuro de Gonçalo Pereira no futsal é uma tapeçaria que está a ser tecida no Braga, um “clube com uma formação extraordin­ária”, diz. “O futuro consiste em continuar a aprender, jogar, e daqui a alguns anos conseguir chegar e ficar no principal escalão do futsal nacional. Agora, há que trabalhar para nos próximos anos conseguir realizar o sonho. Por vezes ouço comentar que é sorte, mas respondo que a sorte dá muito trabalho”, remata o guarda-redes bracarense.

Benfica-Caxinas Candoso-Braga Sporting-Eléctrico Belenenses-Fundão Torreense-Leões Porto Salvo Quinta Lombos-Ferreira do Zêzere

J

Braga Sporting Benfica Leões PS Ferr. Zêzere Caxinas Fundão Torreense Eléctrico Quinta Lombos13 Belenenses Candoso

V09/02/2024, sexta-feira

E 13ª JORNADA

DM

S“Quando recebi a indicação para aquecer, por momentos não acreditei no que estava a acontecer”

“Por vezes ouço comentar que é sorte, mas respondo que a sorte dá muito trabalho” Gonçalo Pereira Guarda-redes do Braga

 ?? ?? Gonçalo Pereira estreou-se na baliza da equipa principal do Braga na goleada ao Candoso
Gonçalo Pereira estreou-se na baliza da equipa principal do Braga na goleada ao Candoso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal