O Jogo

Marrocos salva seleção anfitriã

Triunfo marroquino sobre a Zâmbia e empate da RD Congo com a Tanzânia apuram a Costa do Marfim

- ANTÓNIO PIRES

No Grupo F da CAN passaram apenas os dois primeiros classifica­dos, enquanto no Grupo E seguiram em frente o Mali, a África do Sul e a Namíbia, com esta última a passar esta fase pela primeira vez.

Completou-se ontem a fase de grupos da Taça de África das Nações que ficou marcada por várias surpresas. Ontem deram-se mais duas, com as eliminaçõe­s de Zâmbia e Tunísia, respetivam­ente vencedores do torneio em 2012 e 2004.

No Grupo F, aos zambianos teria chegado um empate para passarem edeixaremp­e loca minho aanfit ri ã Costado M ar fim(3.ª no Grupo A).Con tudo, mesmo já qualificad­a, Marrocos não facilitou e bateu a Zâmbia por 1-0, com um golo de Ziyech aos 37’. Ainda neste grupo, também a Tanzânia acalentava esperanças de se qualificar, mas estava obrigada a vencer a RD Congo. O nulo imperou até final e o conjunto do bracarense Banza (não saiu do banco) segurou o segundo lugar que os coloca no caminho do Egito de Rui Vitória, enquanto os tanzaniano­s terminaram estão eliminados.

Mais cedo, jogaram-se as duas partidas do Grupo E, tendo ambas acabado sem golos.

Antes destes encontros, apenas o Mali de Niakaté (o central bracarense voltou a ser titular) já se encontrava qualificad­o e segurou o primeiro frente à Namíbia. Esta última seleção acabou no terceiro lugar do grupo com quatro pontos, o suficiente para, pela primeira vez na sua história, passar a fase de grupos da CAN. Nos oitavos de final espera-os um embate com a vizinha Angola, já o Mali vai enfrentar o Burquina Faso.

Na outra partida, a África do Sul não se deixou ultrapassa­r por uma Tunísia que estava obrigada a vencer para evitar a eliminação. Com o tondelense Sithole no onze, os Bafana Bafana seguraram o segundo lugar e terão agora pela frente um dos grandes favoritos ao triunfo final: Marrocos.

Apesar de ter sofrido até ao apito final dos jogos de ontem, a Costa do Marfim pôde festejar a qualificaç­ão entre os quatro melhores terceiros classifica­dos. A equipa do sportingui­sta Diomande vai enfrentar o campeão Senegal nos “oitavos”.

 ?? ?? Ziyech celebra o golo do triunfo marroquino
Ziyech celebra o golo do triunfo marroquino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal