O Jogo

Capitão feliz e orgulhoso

Central do FC Porto falou a dois tempos com O JOGO. Primeiro no aeroporto, depois ao telefone

- RUI GUIMARÃES

“Temos uma base de recrutamen­to de atletas muito pequena. Lesiona-se um ou dois e ficamos logo com dificuldad­es”

“Felizmente é preciso atualizar”, atendeu um Rui Silva bem disposto. A Islândia tinha acabado de vencer a Áustria e o cenário para a Seleção havia mudado: os Heróis do Mar vão tentar Paris’2024.

Como todos, Rui Silva chegou fatigado, mas, ao contrário da maioria, surgiu com pressa. Tinha o filho, António, de... 23 dias, para ver. Sara, a mulher, e Paula, a mãe, também estavam à espera do central.

“Fica a frustração de esperar poroutrosr­esultados.Tivemos o objetivo nas nossas mãos e não o conseguimo­s. Agora é esperar por outros resultados para ver se vamos ao pré-olímpico e concretiza­r o que mais queríamos”, disse a O JOGO. Poucas horas mais tarde, a ida à qualificaç­ão para Paris era uma realidade. A agulha virou, o discurso também, tal como a via de comunicaçã­o. “Estamos felizes porque concretiza­mos o principal objetivo e aquilo com que nos compromete­mos quando começamos a competição”, referiu. “Foi duro esperar, pelo que vivemos e por saber que podíamos ter evitado isto ganhando aos Países Baixos, mas no fim conseguimo­s e estamos felizes e orgulhosos”, continuou.

Regressand­o ao passado, de volta ao aeroporto, o capitão da Seleção Nacional olhava à presença no Europeu da Alemanha.

“Faço um balanço positivo. Fizemos um bom Europeu, conseguimo­s vitórias muito boas, praticamos um andebol muito bom, que fica apenas um pouco manchado pelo empate com os Países Baixos. É altura de aprender com esses pormenores que fazem a diferença”, advertiu.

“Se achámos que o jogo era fácil? Acho que não foi por aí. Acabou por ser difícil, começou-se a perceber desde cedo que não estava ser fácil. O cansaço começou a notar-se mais. Concedemos demasiadas soluções muito fáceis, tivemos de correr atrás do resultado, tivemos o jogo na mão, mas infelizmen­te não conseguimo­s”, resumiu, acreditand­o que “a Seleção ainda pode almejar a um bocadinho mais”.

“Foi duro perceber que podíamos ter evitado isto ganhando aos Países Baixos”

Rui Silva Capitão da Seleção Nacional

 ?? ?? Rui Silva com a mulher, Sara, e a mãe, Paula
Rui Silva com a mulher, Sara, e a mãe, Paula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal