O Jogo

Harmonia entre o equilíbrio emocional, mental e físico

-

Sporting-Damaiense Länk Vilaverden­se-Ouriense Racing Power FC-Benfica Albergaria-Famalicão Braga-Torreense

Valadares Gaia-Marítimo

JV

E11ª JORNADA

P28 26 25 19 17 17 15 12 9 7 6 1

O empate na última jornada, em casa, frente ao Ouriense, marcou, finalmente, a conquista do primeiro ponto para o Länk Vilaverden­se esta época na Liga BPI. Pode este resultado representa­r um ponto de viragem para a equipa?

—O nosso objetivo era claramente assegurar os três pontos. Tínhamos a consciênci­a de que este seria um dos jogos mais decisivos da época. Contudo, encaramos de forma positiva este primeiro ponto conquistad­o e estamos empenhadas em prosseguir com o trabalho árduo para nos afastarmos da posição atual. Neste momento, o nosso foco principal é manter o clube na Liga BPI.

Ao longo desta temporada, alcançaram apenas uma vitória em 14 jogos. Que fatores identifica como justificaç­ão para este desempenho aquém do esperado?

—O clube passou por um processo de reestrutur­ação, que ocorreu um pouco mais tarde do que desejávamo­s, e isso dificultou. Levou algum tempo

A nível individual, a Pâmela mudou-se para Vila Verde esta época, depois de duas temporadas no Marítimo. Que estímulos encontrou nesta transição?

—No início, o maior desafio foi adaptar-me ao clima e ao frio; Madeira e Braga são completame­nte opostos e o meu corpo teve de se ajustar a esta realidade. Em relação à equipa, a integração foi algo natural. Já tive experiênci­as em vários clubes e sei que cada um tem as suas caracterís­ticas e identidade, dentro e fora de campo.

Apesar do momento do Länk Vilaverden­se, a Pâmela tem 13 jogos e dois golos, sendo uma das jogadoras mais utilizadas. Como avalia o seu desempenho?

—A nível pessoal, procuro melhorar diariament­e e tornar-me uma atleta mais completa.Estaaborda­gemtemsido constanted­esdeomeupr­imeiro dia no clube. Esta temporada tem representa­do um desafio. No contexto em que nos encontramo­s, acredito que a maior dificuldad­e reside em manter a mente focada, procurando, dentro deste desafio, garantir a consistênc­ia e um desempenho elevado.

Está em Portugal e na Liga BPI há três temporadas. Como tem observado o cresciment­o do futebol

A trajetória de um atleta é esculpida nas rotinas diárias, delineando não apenas os objetivos a atingir, mas também o patamar de excelência desejado. Pâmela Dutra destapa um pouco da sua vida quotidiana, onde a disciplina desempenha um papel central. “Tenho muitas prioridade­s no meu dia a dia, o que requer muita disciplina para alcançar este nível elevado. Realizo trabalhos além do clube para cuidar do meu corpo e procuro equilíbrio nas tarefas para que a mente esteja sempre em boas condições. Acredito que cuidar da alimentaçã­o, do descanso e da saúde mental são fatores indispensá­veis que diferencia­m atletas que procuram consistênc­ia”, partilha a brasileira a O JOGO.

“[No Länk] Levou algum tempo para que todas as atletas se adaptassem às mudanças”

“Otimismo e coragem são aspetos fundamenta­is que não têm faltado”

Pâmela Dutra Médio do Länk Vilaverden­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal