O Jogo

Rainha Aryna defende a coroa

De novo na final do Open da Austrália, defronta Zheng, a pérola chinesa que treina em Barcelona

- —C.D. MANUEL PÉREZ

Líder do ranking WTA durante curtas oito semanas, entre setembro e novembro do ano passado, Aryna Sabalenka quer voltar a destronar a polaca Iga Swiatek e dará um passo importante caso se sagre bicampeã do Open da Austrália. A jogadora de Minsk, 25 anos, residente em Miami, parte como favorita ante Qinwen Zheng, de 21, que afastou Dayana Yastremska, “evitando”, assim, uma final entre ucraniana e bielorruss­a. Porém, isso não seria motivo de alarido, visto Sabalenka já se ter manifestad­o pró-Ucrânia e não desejar voltar às origens, enquanto perdurar o regime de Lukashenko.

Aryna e Qinwen já mediram forças, há quatro meses, no US Open e a número dois mundial impôs-se, 6-4 e 6-1, mas a asiática está em clara progressão. Para além da primeira presença numa final do Grand Slam, garante a entrada no top-10, sucedendo à compatriot­a Na Li. No torneio masculino, os finalistas saíram dos encontros: Novak DjokovicJa­nnik Sinner e Daniil Medevdev-Alexander Zverev. tirarmos todos estes fica… PORTUGAL. Isto quer dizer que o nível de preparação, compromiss­o, entreajuda, amor ao país, tem de ser muito maior entre nós. Tudo joga contra, menos a vontade e a ambição.

Estes atletas são mesmo uns HERÓIS. Estamos perante um conjunto de homens que vestem a camisola de Portugal, que sofrem e festejam, que cantam e choram, que têm emoções e sentimento­s, e que em campo são os maiores profission­ais que alguma vez conheci. O capitão Rui Silva é exemplo dessa atitude, desse compromiss­o de todos. O selecionad­or nacional Paulo Pereira e a nossa equipa técnica interpreta­m da melhor maneira, e com o maior grau de exigência, o sentimento de um país. Nunca me esqueço de que, para aqui chegarmos, milhares de atletas, treinadore­s, dirigentes e árbitros, e dezenas de jogadores que passaram pela Seleção Nacional, tiveram um papel fundamenta­l nesta história. Uma comunidade imensa de pessoas, na maioria anónimas, que à hora dos jogos páram para ver, porque também são a nossa Seleção. Todos estão de parabéns.

Com esta magnifica prestação vamos para o último passo de acesso aos Jogos Olímpicos, o maior dos maiores eventos desportivo­s. Venha daí PARIS 2024!

Se entre 2020 e 2024 tivemos seis presenças consecutiv­as em competiçõe­s internacio­nais, vamos continuar a querer mais – este ano, para além dos Olímpicos, desejamos a presença no próximo Mundial.

Com estes resultados não terá chegado a altura de o País olhar de outra forma para as modalidade­s que têm este sucesso?

* Presidente da Federação de Andebol de Portugal

 ?? ?? Sabalenka ergue braço do tigre tatuado
Sabalenka ergue braço do tigre tatuado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal