O Jogo

Cláusula de 30 M€ protege Gonçalo

Dragões anunciaram o prolongame­nto do contrato do guarda-redes, que se estende agora até 30 de junho de 2028

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Internacio­nal sub-20 sente-se “um jogador ‘à Porto’” e Pinto da Costa acredita que no futuro será o titular da equipa principal. Martim Fernandes e Luís Gomes entre as renovações futuras.

O FC Porto anunciou, ontem, a renovação do contrato de uma das maiores pérolas da formação nos últimos anos: Gonçalo Ribeiro, vencedor do Dragão de Ouro de Atleta Jovem do Ano de 2023, estendeu a ligação ao clube azul e branco até 30 de junho de 2028, uma semana depois de ter completado 18 anos de idade. O desejo dos dragões de prolongar o vínculo do promissor guarda-redes já havia sido avançado em dezembro por O JOGO, que pode agora acrescenta­r mais um detalhe importante sobre o acordo assinado entre as duas partes: a cláusula de rescisão do internacio­nal sub-20 português está fixada nos 30 milhões de euros, verba que deverá ser suficiente para manter à distância potenciais interessad­os.

Gonçalo Ribeiro é presença diária nos treinos do plantel principal, tendo partilhado as funções de terceiro guarda-redes na fase de grupos da Liga dos Campeões com as de titular dos sub-19 na Youth League. Um passo importante na evolução de um jogador que leva “onze anos” de clube. “Estou aqui desde pequeno e assimilei todas as carateríst­icas que o FC Porto tem. A minha educação não foi dada só pela minha família, mas também pelo clube e isso torna-me um jogador ‘à Porto’”, referiu o guardião aos meios de informação portistas, confirmand­o que Diogo Costa “é uma referência”. “Agora treino com ele diariament­e e tento aprender e ouvi-lo ao máximo”, disse.

Além de acreditar que Gonçalo Ribeiro “é uma certeza para o futuro”, Pinto da Costa antecipa-lhe uma “carreira muito boa, promissora e feliz”. “No futuro será o guardarede­s do FC Porto. Tem tudo para isso”, nota o presidente dos dragões. “Tem estatura, inteligênc­ia e intuição. Ou se nasce guarda-redes ou não se nasce. E ele nasceu. Estamos a preparar o futuro”, vincou.

Martim e Luís Gomes também na agenda

Gonçalo Ribeiro é apenas uma das renovações que o FC Porto tem na agenda com jogadores oriundos da formação. Como O JOGO também explicou em meados de dezembro, os dragões pretendem ainda prolongar as ligações do lateral Martim Fernandes e do central Luís Gomes. O primeiro completou 18 anos a 18 de janeiro, enquanto que o segundo completará 19 anos em abril.

“A minha educação não foi dada só pela minha família, mas também pelo clube e isso torname um jogador ‘à Porto’”

Gonçalo Ribeiro

Guarda-redes do FC Porto

“No futuro será o guardarede­s do FC Porto. Tem tudo para isso. Tem estatura, inteligênc­ia e intuição”

Pinto da Costa

Presidente do FC Porto

 ?? ?? Contrato anterior de Gonçalo expirava em 2025
Contrato anterior de Gonçalo expirava em 2025

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal