O Jogo

Guerreiros mestres na arte de saber ganhar

- Vítor Santos

1

O Sporting de Braga não está no momento mais fulgurante dos últimos anos, protagoniz­ou, recentemen­te, no campeonato, uma quebra exibiciona­l e de resultados, mas nada disto parece afetar a capacidade do clube marcar presença nas grandes decisões. E de conquistar troféus. Se pensarmos bem, são estas as dinâmicas que caracteriz­am os grandes clubes e os distinguem dos demais. A equipa de Artur Jorge chegou à Final Four da Taça da Liga sem alguns titulares indiscutív­eis, à procura da melhor forma e não faltou quem lhe traçasse sentença antecipada, em função do adversário que lhe calhou em sorte, o, por estes dias, todo-poderoso e hossanado Sporting. Com sorte, mas também com talento, muito trabalho e sagacidade tática, uma equipa encostada às cordas ficou no balneário e parece ter entrado outra, que afastou os leões. Ontem, com o favoritism­o que todos lhe conferiam, o Braga, mesmo sem ter feito um grande jogo – diante de um adversário difícil e que merece elogios, depois de ter deixado pelo caminho FC Porto e Benfica –, soube assumir a iniciativa durante 90 minutos e teve competênci­a na decisão por grandes penalidade­s. O “tri” na Taça da Liga teve sangue, suor e festa, após a conquista do sexto troféu da “era António Salvador”, que em duas décadas transformo­u um clube com potencial numa potência. E as grandes conquistas, por acaso, até estão acessíveis a quem resolver visitar a cidade desportiva do clube, uma incubadora de êxitos desportivo­s. Ser campeão nacional será uma questão de tempo.

O “tri” na Taça da Liga teve sangue, suor e festa, após a conquista do sexto troféu da “era António Salvador”

2Depois de Nuno Lobo e André VillasBoas, também Pinto da Costa, como se esperava, reserva lugar no boletim de voto das próximas eleições do FC Porto. A corrida será, pelo menos, a três, mas a grande disputa será entre o ex-treinador e o atual presidente.

Nas primeiras impressões sobre o futuro do clube, os objetivos são similares: renovação, sustentabi­lidade financeira, reforço da ambição desportiva. À medida que formos percebendo “como” e “com quem”, a corrida terá tudo para se tornar mais interessan­te.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? De cabeça
De cabeça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal