O Jogo

“Swing e magia”

Simoninha, filho de Simonal, é um adepto mediático do Palmeiras, rendido ao português: o melhor na história do Verdão, garante

- PEDRO CADIMA

Homem do espetáculo, multifacet­ado produtor musical, Wilson Simoninha é filho do grandioso Wilson Simonal, génio criativo dos anos setenta com retumbante­s sucessos, alegrando o país com o título de Rei do Swing. Destacado pelo seu amor mediático ao Palmeiras, felizardo por tanta festa de arromba vinda do futebol, o músico anda maravilhad­o com a marca de Abel Ferreira no Verdão.

“Aquilo que conseguiu foi inacreditá­vel. Tivemos homens que marcaram a história como OswaldoBra­n dão, Luxemburgo eSco la ri. Mas pela importânci­a dos títulos, Abel tornou-se o mais destacado do Palmeiras. É incrível e poderoso que o tenha feito em quatro anos num clube com mais de 100 anos de história, mas esseéo relevo das suas conquistas”, sublinhou, mesmo perante uma era espetacula­r. “O Luxemburgo teve uma equipa fabulosa, cheia de estrelas e campeões mundiais. Estavam Zinho, Mazinho, Rivaldo, Roberto Carlos, Luizão, Djalminha, Edilson. Era um elenco inacreditá­vel. Algo diferente é o Abel, é uma coisa que ele criou, tem essa sintonia com a torcida, está como o melhor de todos os tempos ”, elucidou Sim o ninha, que já colaborou com Abel no arranjo e melodia de uma letra do treinador português para motivar o elenco para o Mundial de Clubes em 2022. O autor brasileiro sente-se desafiado a manter esta estreita ligação. “Fazer música assim, é muito difícil mas arrisco o improviso – ‘é golo, é raça, Palmeiras campeão, Brasil”. Já pensei em escrever alguma música sobre este momento grandioso de muita glória. É algo impression­ante todas essas alegrias que temos tido, perceber tudo o que ele mudou, ainda agora a forma como mudou completame­nte o nosso astral no final do ano. Vou tentar pensar com carinho nisso e, quem sabe, sairá uma música!”, atirou Simoninha, antecipand­o nova época com um ilustre no leme, que não se cansa de manter o alviverde na corrente triunfante.

“É uma esperança gigante de mais um ano de títulos, mantendo uma base forte e recebendo reforços. Ele conhece melhor a equipa, a última época meteu alguma descoberta, houve uma quebra inesperada e uma readaptaçã­o da equipa sem Dudu. Demorou a acertar e a reencontra­r-se, houve um período crítico após saída da Libertador­es. Mas contra o São Paulo e, por mão do Abel, o Palmeiras reencontro­u-se. Toda a gente sentiu que a confiança estava de volta ”, documentou, analisando os indícios de uma era inolvidáve­l que reforçou o poderio no país.

“O Abel tem sido especial desde a sua chegada. Aí vivíamos a pandemia e o futebol ainda virou algo mais importante nas nossas vidas. Foi o que o ocupou o espaço maior, porque estávamos fechados em casa e com todo o tempo para acompanhar. Desde a primeira conferênci­a, eu vi nele

alguém diferente e inteligent­e. Dei logo total credibilid­ade e esperança”, disse, detetando o ponto de partida da euforia e sua consolidaç­ão.

“Foi uma coisa progressiv­a, três ou quatro meses depois éramos campeões da Libertador­es, um título muito importante e que gerou mais expetativa­s. O Palmeiras falha no Mundial, ele coloca as coisas claras e nós entendemos. Com nova conquista da Libertador­es, ele conquistou em definitivo o nosso coração. Tem reforçado

essa paixão de ano para ano”, exultou, siderado com “um profission­al muito sério e dedicado”. “É inegável. As conquistas ajudaram a solidifica­r o processo, essa imagem e essa ligação com a equipa. Ninguém faz nada sozinho. Impression­a ser um treinador novo que não se poupa nessa dedicação, busca novas ideias e une o grupo. Transmite certezas aos jogadores, sobre coisas que não estavam acostumado­s a fazer, Foi ele quem construiu um grande ambiente dentro e for ado campo ”, retratou Sim o ninha, decompondo aequip ano queéa sua alm apara oSwing,escut ando a doçura dos ritmos de Simon al.“EstePalm eira sé rigoroso, mas também vejo uma equipa com swing, capaz de enfrentar situações adversas e dar a volta por cima com muita alegria. E por caminhos que nem se imagina! Com balanço, muito swing e magia. Achas que a bola não vai cair e ela cai.”

“É incrível que se tenha tornado o melhor da história em quatro anos”

Wilson Simoninha Músico e produtor. E adepto

 ?? ?? Simoninha, ao centro com Abel Ferreira, à direita
Simoninha, ao centro com Abel Ferreira, à direita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal