O Jogo

“FARAÓ RUI” CAI NOS PENÁLTIS

ÁFRICA Egito foi eliminado da CAN ao perder nos oitavos de final diante da República Democrátic­a do Congo PENÁLTIS

- RODRIGO CORTEZ

Vão ser apenas dois os selecionad­ores portuguese­s nos quartos de final, depois de José Peseiro, à frente da Nigéria, e de Pedro Gonçalves, a liderar Angola, terem conseguido o apuramento.

Ao comando da seleção do Egito, Rui Vitória falhou ontem o acesso aos quartos de final da CAN, ao ser derrotado no desempate por grandes penalidade­s diante da República Democrátic­a do Congo.

Após o apuramento no dia anterior dos compatriot­as José Peseiro (Nigéria) e Pedro Gonçalves (Angola), Portugal poderia ter três dos oito selecionad­ores que vão estar nos quartos de final. Com o afastament­o de Vitória, serão dois os lusos, já com a certeza de que pelo menos um deles irá estar nas meias-finais, uma vez que nigerianos e angolanos se defrontam na sexta-feira.

O resultado ao fim de 90 minutos foi 1-1, com os congoleses­amarcaremp­rimeiro(20’), através de Maschack Elia, que se limitou a empurrar de cabeça, à boca da baliza, uma bola cruzada por Wissa, extremo que tem estado em destaque na Premier League ao serviço do Brentford. No Congo, o antigo portista Mbemba foi titular, enquanto o bracarense Banza só entrou aos 65’.

Apesar do golpe, o Egito reagiu bem, empatando antes do intervalo através de um penálti de Hegazi. Órfãos de Salah (lesionado), os Faraós acusaram depois o calor (cerca de 30 graus) e o cansaço, não conseguind­o criar grandes ocasiões.

18

Do outro lado, Banza, esse sim, foi por milímetros que não conseguiu desviar, a um metro da baliza, um cruzamento de Masuaku.

No desempate por penáltis, já com o resultado em 7-7, o guarda-redes egípcio Gabaski foi tentar marcar, mas atirou à trave. A seguir foi a vez do outro guardião, o congolês Mpasi, que não falhou, desencadea­ndo a euforia congolesa.

Só após 18 grandes penalidade­s se resolveu o duelo. O Egito falhou duas e a RD Congo apenas uma

Paulo Bento Selecionad­or dos Emirados

ao poste aos 90’ e empataram aos 90’+5’. Já nos penáltis, uma defesa de Yatimov fez a diferença.

Além do Tajiquistã­o, que defronta Iraque ou Jordânia nos “quartos”,tambémaAus­trália passou ontem, ao golear a Indonésia (4-0). Os socceroos vão defrontar o vencedor do A. Saudita-Coreia do Sul.

 ?? ?? Wissa faz a festa da RD Congo, que afastou o Egito nos oitavos de final da CAN
Wissa faz a festa da RD Congo, que afastou o Egito nos oitavos de final da CAN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal