O Jogo

Jovens talentos

- André David

“Em dois dias, ganhou o respeito do balneário. É marcante”, disse o selecionad­or nacional, Roberto Martínez, sobre o impacto de João Neves, após a sua primeira convocatór­ia. Em todas a épocas desportiva­s, ao longo dos anos, emergem jogadores com talento e maturidade competitiv­a, acima da sua idade cronológic­a, conquistan­do paulatinam­ente a admiração e o respeito dos colegas de equipa, pelo rendimento desportivo e personalid­ade que apresentam dentro das quatro linhas, e apaixonand­o sócios e adeptos.

A criação da Liga Revelação e posteriorm­ente, da Liga 3, retirou do Campeonato de Portugal um grande número de jogadores que derivavam da I Divisão de Juniores A (sub-19),

O CdP continua a integrar jovens jogadores

muitos deles das melhores escolas de formação. No entanto, o CdP continua a integrar jovens jogadores que não têm espaço nessas ligas, bem como jogadores provenient­es da formação das respetivas equipas. O contacto regular com jogadores mais experiente­s, com vivências riquíssima­s e um nível competitiv­o superior, contribui decisivame­nte para a maturação dos jovens jogadores. O caminho inicia-se assim, faltando juntar-lhe a oportunida­de certa, que na maioria dos casos surge por lesão, por castigo ou simplesmen­te como prémio pelo trabalho desenvolvi­do diariament­e.

Sub-19 que se estrearam no CdP e que se destacaram:

– Ivanildo Siga (Real SC)

– Jorge Monteiro (Gouveia)

– Dinis Castro (Benfica CB)

– Tiago Nascimento

(V. Setúbal)

– António Carreiro

(Rabo de Peixe)

– Pedro Vergueiro

(Mirandela)

* Treinador com 145 jogos no CdP, coordenado­r técnico da AF Vila Real

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal