O Jogo

CAN sem países do Norte

Marrocos foi eliminado ontem com uma derrota por 2-0 frente à África do Sul, que agora vai discutir com Cabo Verde uma vaga nas meias-finais. Hakimi falhou uma grande penalidade

- RODRIGO CORTEZ

Sithole, do Tondela, foi titular nos Bafana Bafana. O Mali, que contou com o bracarense Niakaté, eliminou o Burquina Faso, ganhando por 2-1, e vai defrontar a Costa do Marfim

A seleção de Marrocos, uma das principais candidatas à vitória final nesta CAN, caiu ontem nos oitavos de final, aos pés da África do Sul, por 2-0. Os Bafana Bafana foram dominados territoria­lmente durante quase todo o tempo, mas souberam sofrer e marcaram os dois golos na segunda parte.

Nos quartos de final, a África do Sul vai defrontar Cabo Verde, pelo que o médio Sithole (titular neste jogo de ontem) vai desfalcar o Tondela até ao próximo sábado, pelo menos.

O adeus de Marrocos ditou também o adeus da última das seleções do Norte de África em prova, uma vez que Tunísia, Argélia e Egito também já tinham caído. Uma situação que já não ocorria desde 2013, uma vez que nas últimas quatro edições (2015, 2017, 2019 e 2021) houve sempre, pelo menos, duas ou três seleções do norte africano em prova.

Marrocos mandou na primeira parte, mas dos quatro remates que fez nenhum incomodou o guarda-redes sulafrican­o. Na segunda metade, Makgopa fez o 1-0 com um remate cruzado sobre a esquerda, após desmarcar-se no limite do fora de jogo.

Já nos minutos finais (85’), Marrocos teve uma ocasião soberana para igualar, mas Hakimi (lateral do PSG) desperdiço­u uma grande penalidade atirando à trave.

A África do Sul matou o jogo já em compensaçõ­es, com um golo de Mokoena, na sequência de um livre que ditou a expulsão de Amrabat. Nas bancadas, adeptos marroquino­s choravam convulsiva­mente a saída prematura da primeira seleção africana da história a chegar às meias-finais de um Campeonato do Mundo, o que se verificou na última edição, depois de ter afastado Portugal nos quartos de final.

Braga vai continuar a esperar por Niakaté

Também ontem, outra seleção garantiu presença nos quartos de final da CAN.

Trata-se do Mali, que bateu o Burquina Faso por 2-1 e, como tal, vai defrontar a Costa do Marfim.

Poderemos vir a estar em presença de um duelo entre o marfinense Diomande (Sporting) e o maliano Niakaté (Braga), e isto apesar do leonino ter falhado os dois últimos duelos dos Elefantes na competição, por razão ainda não comunicada pela sua federação. Já o arsenalist­a cumpriu ontem os 90’.

Certo é que Braga e Sporting vão ficar sem estes jogadores na próxima jornada, frente a Moreirense e Famalicão, respetivam­ente. Depois, um deles vai continuar na CAN pelo menos até dia 7, data do encontro das meias-finais. O Sporting-Braga disputa-se no dia 11, relembre-se.

 ?? ?? Makgopa apontou o primeiro golo dos Bafana Bafana
Makgopa apontou o primeiro golo dos Bafana Bafana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal