O Jogo

Dacia revela-se para o Dakar

Loeb, Al-Attiyah e Cristina Gutiérrez são a aposta da marca franco-romena, novidade para 2025

- —MANUEL PÉREZ

A experiênci­a da Prodrive e o apoio do Grupo Renault e da Nissan está a criar um protótipo destinado a dominar o Mundial de Rally Raid do próximo ano e tendo o Dakar como ponto de partida.

A última edição do Rali Dakar ainda está fresca na memória e a do próximo já tem uma nova atração, um Dacia, batizadoco­moSandride­r,espécie de cavaleiro da areia com aspeto de bólide e cujos três carros serão pilotados pelo francês Sébastien Loeb, de 49 anos, a espanhola Cristina Gutiérrez, de 32, e o catari Nasser AlAttiyah, de 53. Um trio que dispensa apresentaç­ões, pois até a dentista de Burgos tem palmarés: venceu o último Dakar na categoria Challenger e a Extreme E na equipa de Lewis Hamilton, em parceria com Loeb. Oprojetoma­isarrojado­damarca romena do Grupo Renault foi ontem revelado, nos arredores de Paris, e o grande objetivo é brilhar no Dakar.

A Prodrive passará a denominar-se Dacia, mas a prova mais dura vai ficar órfã da Audi, que irá sair para se dedicar à Fórmula 1, deixando Carlos Sainz, Stéphane Peterhanse­l e Mattias Ekstrom sem equipa. Um rombo a acompanhar, quando faltam 11 meses para a 47.ª edição. Nessa, o Dacia rolará na categoria rainha, Ultimate T1, e nasce inspirado no Manifesto, um concept car criado há dois anos. A equipa será inscrita como “The Dacia Sandriders” e disputará todo o Mundial de Rally Raid.

Esta será a estreia da Dacia no desporto automóvel, com o experiente apoio da Prodrive e da Renault Sport, utilizando um motor Nissan. O protótipo tem 4,14 metros de compriment­o, 2,29 de largura e 1,81 de altura, estando assente num chassis tubular com carroçaria em fibra de carbono e tendo um motor V6 biturbo com cilindrada de 3 litros, 360 cavalos de potência e 539 Nm de binário.

 ?? ?? Loeb, Al-Attiyah e Cris Gutiérrez vão ter um Dacia Sanrider com motor Nissan
Loeb, Al-Attiyah e Cris Gutiérrez vão ter um Dacia Sanrider com motor Nissan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal