O Jogo

Campeão de inverno mas pior na I Liga

Conquista de Leiria mascara quebra de rendimento no campeonato e na Taça de Portugal

- MANUEL CASACA

A vitória na final da Taça ●●● da Liga podia garantir, logo à partida, que a época do Braga estava ganha, mas na atual conjuntura já não é suficiente para as ambições dos guerreiros do Minho. E os adeptos deixaram isso claro durante o jogo contra o Chaves, dias depois de a equipa ter conquistad­o aquele que é denominado, pela Liga, como o título de campeão de inverno.

Empatar contra o último classifica­do d aI Ligaé algo que não passava pelo pensamento­s dos bracarense­s, que assobiaram a equipa em alguns momentos do jogo de anteontem. Afinal de contas, o Braga, com um orçamento que o deixou mais perto de Benfica, FC Porto e Sporting, desperdiço­u uma oportunida­de de se aproximar do último lugar do pódio e de se afastar do Vitória. O quarto lugar que a equipa ocupa é pouco para as ambições da SAD. António Salvador reafirmou, na final da Taça da Liga, que tem o sonho de um dia ser campeão. “Sei que um dia vai acontecer ”, exclamou, depois do triunfo conquistad­ohá praticamen­te uma semana, em Leiria.

A vitória na Taçada Ligaéo grande feito em comparação com igual período de 2022/23, ma sesta época regista números significat­ivamente negativos, a começar pelo campeonato. Nesta prova, e comparando períodos homólogos (ver quadro), os arsenalist­as desceram do terceiro lugar, que garantiu o acesso à terceira pré-eliminatór­ia da Champions, para o quarto posto, apenas com entrada na segunda pré-eliminatór­ia da Liga Conferênci­a. Uma queda explicada pela conquista de menos seis pontos, a 12 do líder do campeonato, o Sporting. Nesta prova, apesar deter os mesmos 43 golos marcados, a grande diferença está nos golos sofridos, registando-se um saldo negativo em comparação a 2022/23. Um problema, aliás, recorrente ao longo do campeonato. Prova dessa debilidade são os 18 jogos sempre a sofrer golos, registando apenas um com a folha limpa.

E se na época passada a equipa estava por esta altura viva na Taça de Portugal, tendo chegado à final, de resto, na atualj ás aiudepr ova. Nas competiçõe­s europeias, ocomp ara tivoé menos conclusivo, se bem que há um ano o Braga estivesse na Liga Conferênci­a e desta feita compete na Liga Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal