O Jogo

Pronto, agora podem vir todos atrás de mim

- Carlos Pereira Santos

Viktor Gyokeres é a grande figura da primeira volta, gosta de golos e tem uma assinaláve­l capacidade de contagiar os companheir­os.

Desde os gloriosos anos dos ABBA que um sueco não nos surpreendi­a tanto como agora o faz Viktor Gyokeres. Sim, houve esse génio chamado Glenn Stromberg que era um daqueles jogadores que nunca devia ter terminado, tão mago que era, ou Mats Magnusson com o seu apetite pelo golo, que foi a referência do ataque do Benfica no fim dos anos 80, ou mesmo o enérgico e combativo Jonas Thern, que jogou na mesma altura. O Benfica sempre soube pescar muito bem na Suécia, mas agora foi o Sporting a ir buscar o peixe mais saboroso, apanhando toda a concorrênc­ia a dormir. Essa foi a primeira vitória dos leões nesta temporada. A forma como o Sporting iniciou esta segunda volta tem muito a ver com a dinâmica que ele dá à equipa e que é espremida até ao tutano por Rúben Amorim, que coloca a equipa muito em função daquilo que Gyokeres é capaz de dar num jogo – o sueco é combativo, enérgico, veloz e adora ver a bola entrar na baliza adversária. E tem uma capacidade de contagiar os colegas assinaláve­l, arranca e parece dizer, “pronto agora venham atrás de mim”.

É verdade que o Casa Pia foi um adversário macio, como já não se usa, mas para fazer oito golos num jogo da I Liga é preciso ter a máquina muito bem afinada, e não há dúvidas que o Sporting tem.

Aconteça o que acontecer, já ninguém vai conseguiu tirar o papel principal nesta primeira volta ao sueco que, pelo menos até final da temporada, vai ficar por cá, mas já ninguém acredita - a não ser Rúben Amorim - que Gyokeres continue em Portugal para lá do fim desta época. Os tubarões andam por aí a apertar o cerco ao jovem sueco - tem 25 anos -, principalm­ente os ingleses, que se distraíram e o deixaram fugir no início desta época. Afinal, o craque estava lá. Agora está cá, perfeitame­nte adaptado, e dizem os comentador­es cor de rosa que até já tem uma namoradinh­a portuguesa - a atriz Inês Aguiar, irmã gémea da também atriz Joana Aguiar. Está mesmo em alta, o sueco.

Benfica e FC Porto também não arrancaram mal para a segunda volta. Ambos venceram fora (na Amadora e em Faro), com dois jogadores a destacarem-se e que costumam ter uma boa relação com o golo. Evanilson, que está num crescendo de forma evidente - mais um bis e Arthur Cabral, cada vez mais disposto a que engulam umas críticas muito negativas sobre s suas qualidades (a verdade é que se pôs a jeito...)

É neste cenário pintado com golos - alguns espetacula­res, como o de Arthur Cabral - que arranca a segunda volta, com a certeza que os três grandes vão ter que ser muito competente­s se quiserem cortar a meta em primeiro. E isso só um vai conseguir.

 ?? ??
 ?? ?? Gyokeres tem vivido dias muito felizes no Sporting
Gyokeres tem vivido dias muito felizes no Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal