O Jogo

MAIS UM PASSO PARA TOCAR

Entre a candidata Nigéria e a surpreende­nte Angola vai decidir-se qual será a primeira seleção a carimbar o passaporte para as meias-finais da CAN

- SÉRGIO ANDRÉ MIGUEL NUNES AZEVEDO

Numa das edições mais ●●● surpreende­ntes da história, a CAN está de regresso hoje com um duelo entre dois treinadore­s portuguese­s. Em causa está o acesso às meias-finais, nas quais José Peseiro e Pedro Gonçalves querem guardar lugar. Para tal, Nigéria ou Angola terão de passar num dos testes mais complicado­s do torneio. Estas seleções já se encontrara­m em 12 ocasiões, com uma ligeira vantagem para os nigerianos (três vitórias, sete empates e duas derrotas). A nível global nesta competição, o historial das Super Águias é esmagador: 101 jogos, 57 triunfos, 22 empates e 22 derrotas. Os Palancas Negras apresentam um registo muito menos exuberante nesta competição: 7 vitórias, 13 empates e 10 derrotas, nos 30 jogos realizados.

À entrada para o torneio a Nigéria era vista como uma das grandes candidatas à vitória – ganhou três vezes o troféu. Com um plantel recheado de estrelas e liderado por Victor Osimhen, goleador do Nápoles, a equipa do portista Zaidu falhou o primeiro lugar na fase de grupos mas redimiu-se com um triunfo diante dos Camarões (2-0) na última ronda. Para o bom momento muito contribuiu o papel de José Peseiro, que promoveu uma mudança para um sistema de três centrais logo após o empate inaugural e desde então os nigerianos apenas registam triunfos. Já Angola tem sido uma das maiores surpresas da competição e tem impression­adocomaefi­cácia(GelsonDala­emdestaque,comquatro golos na competição), tendo apontado nove golos em quatro jogos. Com vários nomes conhecidos do futebol português e com Pedro Gonçalves ao leme, os Palancas prometem dar muitotraba­lhoaumadve­rsárioque, por sua vez, reconhece que não pode assumir favoritism­o. “Vai ser um jogo difícil entre duas equipas que querem chegar à final da CAN. Angola não é um nome grande, mas eles têm bons jogadores e jogaram bem nesta competição. Temos de abordar este jogo com vigor, compromiss­o e boa atitude para podermos sair com uma vitória”, disse José Peseiro na antevisão. “Vai ser 50/50. Eu acredito na minha equipa e queremos ganhar, mesmo que não aceitemos que somos favoritos. Vamos lutar”, rematou.

Por outro lado, Pedro Gonçalves lembrou que está perante um adversário com fortes argumentos mas quer dar uma boa imagem. “A Nigéria é uma das equipas mais poderosas do futebol. Têm jogadores a atuar nos maiores países do futebol. Apesardetu­doisto,nóstemosor­gulho, responsabi­lidade e motivação para o encontro. É a oportunida­de de uma carreira porque já mostrámos que temos a capacidade para competir. Todos os jogadores chegaram até aqui. Não temos medo. Somos orgulhosos e durante o jogo vamos criar oportunida­des para nós mesmos”, afirmou o treinador.

O vencedor irá defrontar Cabo Verde ou África do Sul, que medem forças amanhã, às 20 horas.

 ?? ?? NOS OITAVOS DE FINAL, A SELEÇÃO DE ANGOLA DESPACHOU A NAMÍBIA POR CLAROS 3-0. GELSON DALA BISOU
NOS OITAVOS DE FINAL, A SELEÇÃO DE ANGOLA DESPACHOU A NAMÍBIA POR CLAROS 3-0. GELSON DALA BISOU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal