O Jogo

JOSÉ PESEIRO PROVA AS “MEIAS”

ÁFRICA A Nigéria venceu Angola nos “quartos” da CAN e começa já a pensar no quarto título. Palancas Negras continuam sem conseguir atingir o capítulo seguinte

- SÉRGIO ANDRÉ

Terminou o sonho da seleção de Angola aos pés da sua congénere da Nigéria. Pedro Gonçalves,selecionad­ordosPalan­cas Negras, cai sem estrondo – nunca a seleção conseguira chegar às meias-finais e foi a terceira vez que atingiu os quartos de final – diante de uma seleção experiente e rotinada em jogos nesta competição e a eliminar. José Peseiro, selecionad­or das SuperÁguia­s,quejátinha­admitido sem falsos constrangi­mentos ser favorito ao triunfo na prova, está a cumprir a promessa, atingindo as meias-finais, mas olhando já para o vencedor do encontro entre Cabo Verde e África do Sul, do qual sairá o adversário do próximo capítulo da seleção de Victor Osimhen e companhia.

Numa partida bem disputada, o golo de Lookman valeu o triunfo das Super Águias. Aos 40’, numa jogada rápida pela esquerda, Moses ultrapasso­u Kialonda Gaspar, e cruzou para o remate certeiro do atacante dos italianos da Atalanta. O lance deixou a seleção angolana desconfort­ável, mas mesmo assim os comandados de Pedro Gonçalves não atiraram a toalha ao chão e poderiam ter chegadoaoe­mpatejánod­ecorrer da segunda parte (65’ ) num remate em jeito de Zito Luvumbo, que beijou o poste. Este foi o lance mais perigoso da equipa de Pedro Gonçalves.

A Nigéria, mais experiente, foi controland­o o jogo longe da sua baliza. A estrela das Super Águias, Victor Osimhen, ainda voltou a bater António Dominique, mas o lance foi anulado por fora de jogo do ponta-delança que atua no Nápoles. Vencedora da competição em três ocasiões (1980, 1994 e 2013), a Nigéria corre pelo quarto troféu na prova de seleções mais importante do calendário africano. O historial frente a Angola também ganhou novos contornos: quatro vitórias, sete empates e duas derrotas.

Hoje, além do jogo entre Cabo Verde e África do Sul, também entram em ação Mali e os anfitriões da Costa do Marfim, onde atua Diomande.

Lookman apontou o golo que deixa a Nigéria mais próxima do objetivo. A seleção de Peseiro terá agora de esgrimir argumentos com o vencedor do Cabo VerdeÁfric­a do Sul

“A equipa podia ter criado mais oportunida­des. Temos muita qualidade. Angola é uma boa equipa, mas não tivemos muita sorte”

“Voltámos a não sofrer golos, conseguimo­s marcar um, mas gostaria de ter marcado ainda mais. Ainda assim, estou satisfeito”

José Peseiro Selecionad­or da Nigéria

“Podíamos ter vencido, lutámos durante 90’. Mas sentimos o golo sofrido, tivemos oportunida­des, mas não marcámos”.

“Tenho a sensação que fui bem sucedido na minha missão com Angola. Tenho a noção do que alcancei aqui com o meu trabalho”

Pedro Gonçalves

Selecionad­or de Angola

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal