O Jogo

“OLHAR EM FRENTE E NÃO PARA TRÁS”

VOLEIBOL Miguel Coelho, treinador do FC Porto, não se distrai com a sequência vitoriosa a nível nacional esta temporada

- —C.D. CATARINA DOMINGOS

Não será preciso esperar muito por mais um clássico no voleibol feminino, com o FC Porto a visitar o Sporting no dia 11, seguindo-se o reencontro com o Benfica em dose dupla. As portistas voltam à Luz a 17 para jogar os quartos de final da Taça de Portugal, recebendo as encarnadas, no Dragão, no dia seguinte (!) na nona ronda da Série A. Este domingo, as azuis e brancas vão a Fiães.

21

FC Porto lidera a segunda fase só com vitórias, apenas perdendo pontos frente ao Sporting (primeira jornada) e ao PV Efanor (quarta), desafios resolvidos na negra

Portistas somam 19 triunfos em 2023/24, entre campeonato e Taça, mas não marcam o objetivo de terminar a segunda fase sem derrotas. Preparar a equipa para as decisões é o mais importante.

O triunfo do FC Porto no clássico contra o Benfica, na Luz, no jogo em atraso da Série A do Nacional Feminino foi o 19.º obtido no panorama nacional no mesmo número de partidas entre campeonato e Taça de Portugal esta temporada. A sequência impression­a, mas não desvia as atenções do técnico Miguel Coelho. “Ter só vitórias significa que não nos podemos perder muito, porque, se nos perdermos muito, vamos ser ultrapassa­dos. Pensar que o percurso tem sido imaculado e que ainda ninguém nos conseguiu derrotar faz-nos olhar para trás e não nos faz olhar para a frente”, defendeu a O JOGO o treinador de 36 anos, contando que não existe o objetivo de terminar a segunda fase com um pleno. “Isso pode ser cruel para nós e, na verdade, até estamos a ser irrealista­s”, argumentou, a preferir focar-se “no que está a tornar o FC Porto diferente dos outros, havendo quatro equipas com orçamentos e plantéis para lutar pelo título”.

Por isso, o timoneiro das azuis e brancas pretende deixar “toda a gente pronta” para a fase das decisões. “Temos de nos preparar bem, dar ritmo e volume ao plantel para que, em caso de necessidad­e ou mérito, qualquer jogadora possa entrar. Tem sido um caminho duro, mas bom e precisamos olhar em frente”, insistiu.

Na corrida ao título, Coelho elege PV Efanor, Benfica e Sportingco­moprincipa­iscandidat­os, “desconfian­do” da campanha das leoas nesta segunda fase (três derrotas em cinco rondas). “Têm estado em muitas finais nos últimos anos. Não tenho grandes dúvidas que serão fortíssima­s”, salientou, sem menospreza­r outros emblemas. “Há o Vitória à espreita, o Fiães a crescer muito e o Leixões que nunca desiste e é sempre difícil de defrontar. O Braga perdeu uma peça influente, uma das zonas 4 neste mercado de inverno [Alyssa Enneking], mas de certeza que vai tentar, até um pouco mais desrespons­abilizado do que todos os outros”, alertou.

 ?? ?? Coelho com saldo totalmente vitorioso até agora pelo FC Porto
Coelho com saldo totalmente vitorioso até agora pelo FC Porto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal