O Jogo

A avalanche finlandesa e um estado de choque

Portugal encerra primeiro dia com duas raras pesadas derrotas, nos encontros de singulares na Taça Davis e, hoje, será muito complicado dar a volta à situação Nuno Borges perdeu, por 6-2 e 6-1, e João Sousa por 6-2 e 6-3, deixando o selecionad­or da Finlân

- MANUEL PÉREZ

Chegar ao topo da grande montanha branca com uma cruz nórdica azul é a missão muito difícil que aguarda a Seleção Nacional, ao cabo das derrotas nos singulares sofridas ontem, na abertura da eliminatór­ia frente à equipa finlandesa que, há três meses, terminara no top-4 as Finals de Málaga. Já era conhecido o maior favoritism­o dos anfitriões, mas nenhum dos 6630 espectador­es que emoldurara­m a Gatorade Arena estava à espera de ir para casa mais cedo e num dia de greve dos transporte­s públicos. Nuno Borges (47.º do ranking ATP) perdeu, em exatamente uma hora, frente a Otto Virtanen (166.º), e João Sousa (245.º) aguentou-se mais nove minutos diante de Emil Ruusuovori (55.º). A Finlândia atacou pelos fundos e os dois atiradores marcaram o ritmo dos encontros, através de um agressivo e eficiente jogo desde a linha mais recuada do court. Borges foi apanhado despreveni­do pelas madrugador­as vantagens adquiridas pelo adversário em ambos os sets, ficou desconfort­ável e acabou desnortead­o e zangado pela incapacida­de em travar uma pesada bola de neve. João Sousa esteve melhor do que o Lidador, tentou desmontar a estratégia do ídolo local, quando se viu a perder 0-5, e depois conseguiu criar o equilíbrio possível, mas a tempestade já se mostrava impossível de evitar.

Hoje, a partir das 13h00, defrontam-se as duplas Borges/ Cabral-Heliovaara/Salminen. O desfecho ditará se terão lugar mais um ou dois encontros de singulares. Oxalá!

“Foi um dia muito duro, mas nunca nos rendemos e tudo pode acontecer”

João Sousa 70 encontros na Taça Davis

 ?? ?? A Finlândia voltou a exibir o cartaz contra a guerra que dera a conhecer nas Finals do ano passado
A Finlândia voltou a exibir o cartaz contra a guerra que dera a conhecer nas Finals do ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal