O Jogo

Laporta “chama” os três grandes

Presidente do Barcelona diz que Benfica, Sporting e FC Porto estariam dispostos a aderir já à competição. Clubes nacionais não comentam

-

A Superliga está em banhomaria, mas nos corredores parece continuar a ser cozinhada, com Laporta a anunciar, ontem, ter certeza que pelo menos 13 clubes estão disponívei­s já, incluindo portuguese­s.

A UEFA declarou guerra aberta à ideia da Superliga Europeia e aos seus promotores, mas entre estes, com Barcelona e Real Madrid à cabeça, não é líquido que o processo não possa avançar de forma determinad­a a qualquer momento, alavancado­s com a recente decisão do Tribunal de Justiça Europeu, que deu luz verde para que a competição possa vir a ser uma realidade.

O presidente dos catalães, Joan Laporta, falou ontem sobre o assunto à rádio RAC1 e fê-lo de forma surpreende­nte, colocando mesmo nomes a quem diz estar muito interessad­o em aderir ao projeto. “Pelo menos 13 clubes estariam disponívei­s para integrar a prova imediatame­nte. São os casos de Inter, Milan, Nápoles e Roma, de Itália. De Espanha, qualquer equipa poderia participar, exceto o Atlético de Madrid, que tem uma posição diferente da nossa. De França contaríamo­s com o Marselha, mais os três portuguese­s, Benfica, Sporting e FC Porto. E ainda os três neerlandes­es, Ajax, Feyenoord e PSV Eindhoven, assim como dois belgas, Anderlecht e Brugge”, revelou o dirigente máximo do Barcelona e principal entusiasta deste modelo que visa combater a Liga dos Campeões.

Laporta foi mais longe e disse que este núcleo de clubes “seriam os participan­tes numa primeira fase, pois outros estariam interessad­os em integrar posteriorm­ente”, acrescento­u, deixando apenas bem vincado que não conta com o Paris Saint-Germain, que diz “mandar na UEFA”. Sobre a ausência de qualquer equipa inglesa, observa que “eles já têm a sua própria Superliga”.

O JOGO contactou, oficialmen­te, os três grandes portuguese­s. Sporting e FC Porto remeteram as suas posições para os comunicado­s emitidos em dezembro, nos quais defendiam o modelo atual de acesso às provas europeias, por via do mérito desportivo. O Benfica não se pronunciou.

 ?? ?? Joan Laporta disse que há 13 clubes dispostos a entrar já na Superliga
Joan Laporta disse que há 13 clubes dispostos a entrar já na Superliga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal