O Jogo

“Gato” Williams comeu os Tubarões

Cabo Verde eliminado na CAN por uma África do Sul cujo guarda-redes defendeu quatro grandes penalidade­s no desempate decisivo

- RODRIGO CORTEZ

A seleção cabo-verdiana foi a melhor nos 90 minutos e no prolongame­nto, pelo menos a que mais fez por vencer e que teve melhores oportunida­des. Os Bafana Bafana agradecem a um guardião... felino.

Cabo Verde foi ontem eliminado da CAN e o responsáve­l tem um nome: Ronwen Williams, guarda-redes da África do Sul que, no desempate por grandes penalidade­s, decidiu o vencedor, defendendo nada menos do que quatro remates dos 11 metros. Um registo pouco habitual (no mínimo) no futebol de topo, a revelar reflexos e agilidade fora do comum deste guardião de 32 anos que atua no Mamelodi Dundowns, da liga sul-africana.

Mas não se limitou a esse quarteto de paradas a ação determinan­te de Williams, que já se tinha destacado em tempo de compensaçõ­es (90’+2’) com uma defesa verdadeira­mente espetacula­r a um remate de Benchimol, avançado do Benfica B que seguia isolado e atirou forte e colocado. Mas, também aí, o “gato” sulafrican­o foi mesmo buscar uma bola que parecia impossível de defender.

Foi a ação de um homem só a desequilib­rar definitiva­mente os pratosd abalança, que duranteos 90 minutos claramente penderam mais para o lado dos Tubarões Azuis. Cabo Verde assumiu as rédeas da partida desde os primeiros minutos, des complexa damenteà procura de um apuramento inédito na sua história.

Aos 40’, a bola circulou com perigo dentro da área da África do Sul, mas um remate de RyanMen desencontr­ou magneticam­ente a per nade um defensor, em vez de se dirigir para o destino desejado pelo remetente. Aos 56’, foi a vez de Garry Rodrigues se desmarcar pela esquerda, mas Williams voltou a estar no sítio certo, desta vez sem ter de se mexer muito para defender. Quanto à África do Sul, optou por resguardar-se ainda mais na segunda parte, talvez confiante no talento do seu guarda-redes para os frente a frente dos 11 metros.

Após um prolongame­nto morno, em que o cansaço falou mais alto, o “gato” Williams, encheu então o campo. Foi eleito homem do jogo e já é sério candidato a melhor guardião do torneio.

 ?? ?? Ronwen Williams fez uma defesa incrível a um remate de Benchimol aos 90’+2’
Ronwen Williams fez uma defesa incrível a um remate de Benchimol aos 90’+2’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal