O Jogo

Roger Schmidt “A classifica­ção só interessa no final da época”

Aproveitan­do o adiamento do jogo do Sporting, o Benfica dorme agora na liderança, mas o técnico diz que ninguém se pode iludir com o primeiro lugar e quer vencer jogos a pensar em maio

- MIGUEL NUNES AZEVEDO

Enaltecend­o o regresso de Bah e elogiando Florentino, o treinador das águias explica que João Mário e Kokçu ficaram de fora para descansar antes de um ciclo preenchido. Destaca a atitude da equipa.

O Benfica venceu por 3-0, mas Schmidt apesar de feliz por não sofrer, queria mais.

Foi a sétima vitória seguida na Liga. Qual o segredo?

—Não há segredo, é apenas trabalho árduo. Marcámos três golos, não sofremos e estamos felizes. O Gil Vicente é uma boa equipa, corajosa com bola, mas trabalhámo­s muito para encontrar espaços. O 3-0 foi muito importante e decidiu o jogo.

Colocou Florentino como titular. O que dá à equipa?

—Florentino é uma dádiva porque dá tudo, é muito disciplina­do e está sempre a bom nível. No último ano cresceu muito. Foi bom dar descanso a uns jogadores, como João Mário e Kokçu. É sempre uma opçãoetems­empreumain­fluência positiva no jogo.

Quão importante é chegar à liderança, mesmo com um jogo a mais?

—A classifica­ção só interessa no final da época. O Sporting não jogou. É bom vencer mas ser o líder não é importante. Temos de acreditar em nós porque é uma corrida longa, com muitos jogos. É prudente não pensar muito na tabela. Precisamos de concentraç­ão total nos 90 minutos. De momento temos de lutar e vencer jogos até ao final da época.

João Mário perde espaço com o regresso de Bah e a subida de Aursnes?

—João Mário está a fazer uma boa temporada e é um jogadorcha­ve para nós, mas temos de tomar decisões e se ganharmos na Taça de Portugal e Liga Europa vamos ter mais 13 jogos até à pausa para as seleções, de três em três dias. Temos de manter os jogadores em boa forma porque vamos precisar de todos. Precisamos de um bom equilíbrio nesse aspeto, não mudar demasiado. A ideia foi dar ao João Mário algum descanso e dar a Bah minutos de jogo. Ele foi um jogador importante na época passada, nesta ainda não jogou quase nada. Kokçu e João Mário estiveram fora mas têm estado muito bem e continuam a ser peças-chave.

Nestas sete vitórias têm marcado muito e sofrido pouco. É a melhor fase?

—Marcámos muito mas não o suficiente. É algo de treinador, pensamos sempre que temos demarcarma­is.Estoufeliz­que tenhamos marcado de bola parada, que é algo que temos treinado nas últimas semanas. O terceiro golo foi muito bom, fizemos muitos passes. É muito importante lutar para não sofrer. Os jogadores assumiram a responsabi­lidade de defender e o Trubin está sempre lá quandoprec­isamosdele.Osjogadore­s tentam fazer o melhor emtodososm­omentoseéd­essa mentalidad­e que precisamos para vencer muitos jogos e, no final, ter a oportunida­de de sermos campeões.

“Florentino é uma dádiva porque dá tudo, é disciplina­do e está sempre a bom nível. Cresceu muito”

“É bom vencer mas ser o líder não é importante. É prudente não pensar muito na tabela”

“Kokçu e João Mário estiveram fora mas têm estado muito bem e continuam a ser peças-chave

“Os jogadores tentam fazer o melhor e é dessa mentalidad­e que precisamos para vencer muitos jogos e sermos campeões”

 ?? ?? Roger Schmidt considera que o 3-0 decidiu a partida a favor das águias
Roger Schmidt considera que o 3-0 decidiu a partida a favor das águias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal