O Jogo

TOMÁS CONTTE FEZ VALER A RODAGEM

Sprinter da Aviludo-Louletano, já com sete dias de competição, resistiu à subida final e conquistou a Prova de Abertura da época nacional

- CARLOS FLÓRIDO

Pela terceira vez consecutiv­a a prova da região de Aveiro foi para um velocista sul-americano das equipas portuguesa­s, desta vez de forma inesperada. Contte bateu Afonso Eulálio e Tiago Leal.

A Prova de Abertura/Região de Aveiro, habitualme­nte decidida ao sprint – o colombiano Santiago Mesa e o venezuelan­o Leangel Linarez venceram as edições anteriores –, tinha este ano um final em Sever do Vouga, após uma subida de quatro quilómetro­s, mas o desfecho não foi muito diferente. Tomás Contte, sprinter argentino da Aviludo-Louletano, apresentou-se em boa forma, resistiu às aceleraçõe­s dos trepadores e deu aos algarvios um êxito que valida o investimen­to para esta época, depois de uma única vitória em 2023, também da sua autoria.

O final empinado, após 166,6 km desde Oliveira do Bairro, justificou um início veloz, com muito ataques, até se isolar um grupo de 19 ciclistas, ao km 61. Nele entravam homens de todas as nove equipas continenta­is portuguesa­s, pelo que o pelotão ficou depressa para trás. Embora acelerado depois pela Efapel, que viu Aleksandr Grigoriev perder o contacto com os da frente devido a avaria, o grupo maior perderia quatro minutos até final.

Apesar de um ataque de Miquel Valls (CC Loulé-Matdiver), os fugitivos entraram juntos na última subida e nove deles ainda resistiam no final, para Contte acelerar mal viu o pano de meta, à frente de Afonso Eulálio e Tiago Leal.

“Esta vitória vem mesmo a calhar para mim e para a equipa, que está renovada e mais jovem. Temos um excelente ambiente”, disse o argentino, que tem seis novos colegas num grupo vocacionad­o para os sprints. Um deles, Nicolas Tivani, esteve no final de janeiro com Contte no GP Club Olimpia, prova argentina de oito dias que deu a ambos uma rodagem superior à do restante pelotão. E terá sido esse o segredo. “Não sou trepador. Felizmente a subida final não era muito inclinada nem longa. Os trepadores do grupo impuseram um ritmo forte, mas tive boas sensações, resisti e pude impor a minha ponta final”, explicou o vencedor.

“Esta vitória vem a calhar para mim e para uma equipa muito renovada e mais jovem”

Tomás Contte Aviludo-Louletano

 ?? ?? Tomás Contte acelera à frente de Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) e Tiago Leal (RP-Boavista)
Tomás Contte acelera à frente de Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) e Tiago Leal (RP-Boavista)
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal