O Jogo

Abertura no Azteca, final em New Jersey

FIFA anunciou ontem que a prova se disputa de 11 de junho a 19 de julho, com a maioria dos jogos e das cidades-sede a serem nos EUA ADEPTOS

- JOÃO ARAÚJO

Estádio do México será o primeiro da história a receber três partidas inaugurais de Mundiais, depois de 1970 e 1986, edições que coroaram Pelé e Maradona. EUA terão 78 dos 104 encontros.

A FIFA revelou ontem mais alguns pormenores sobre o Mundial’2026, o primeiro que será disputado por 48 seleções e em três países Canadá, Estados Unidos e México - e que antecede precisamen­te outro com organizaçã­o tripartida, o que decorrerá em Portugal, Espanha e Marrocos, quatro anos depois. Assim, o primeiro encontro, a 11 de junho, será disputado no Estádio Azteca, na capital mexicana, o que constituir­á um marco histórico, dado que acontecerá pela terceira vez na história dos Mundiais, algo inédito e que sucede às edições de 1970 e 1986. O recinto da Cidade do México foi palco do célebre golo com a “mão de Deus”, um dos dois de Maradona contra a Inglaterra, nos quartos de final do México’86. E, também, onde Pelé foi consagrado como tricampeão mundial na edição de 1970.

A final do Mundial’2026, a 19 * de julho, terá lugar em New Jersey, no Estádio Metlife, inaugurado em 2010 e habitual casa das equipas de futebol americano NY Jets e NY Giants. O jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares será em Miami, onde atualmente joga Messi, na equipa cujo proprietár­io é o igualmente mediático David Beckham, o Inter Miami.

Dos 104 jogos da competição, 78 serão em 11 cidades dos EUA, que terá ainda as meiasfinai­s, em Dallas e Atlanta.

6

Seattle,SanFrancis­co,LosAngeles, Kansas City, Houston, Boston e Filadélfia são as restantes. O Canadá terá duas sedes, Toronto e Vancouver; e o México três, Guadalajar­a, Monterrey e a capital.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse esperar que seismilhõe­sdeadeptos­sedesloque­m aos estádios e seis mil milhõesaco­mpanhemoMu­ndial’2026 através da televisão. “A experiênci­a dos adeptos vai ser incrível”, prometeu o dirigente.

Gianni Infantino conta com a presença de seis milhões de adeptos nos estádios do Mundial e de seis mil milhões através das transmissõ­es televisiva­s

 ?? ?? O Estádio Metlife, em New Jersey, será palco da final do Mundial de 2026
O Estádio Metlife, em New Jersey, será palco da final do Mundial de 2026

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal