O Jogo

Dragões insistem contra o VAR

Clube não se conforma com o lance do penálti de Evanilson. Luís Gonçalves, administra­dor da SAD, vai reagir hoje

- ANA LUÍSA MAGALHÃES PEDRO CADIMA

António Nobre começou por assinalar falta, mas reverteu após alerta de Fábio Melo. Clube entende que não foi mostrada ao juiz de campo a imagem que melhor esclarece a jogada.

A reversão do penálti sobre Evanilson, no duelo contra o Rio Ave, continua a causar indignição no FC Porto, que hoje volta a manifestar-se. Depois da publicação da conta “FC Porto Media” na rede social “X”, é a vez de Luís Gonçalves, diretor-geral e administra­dor da SAD, pronunciar-se sobre o caso, em declaraçõe­s que serão transmitid­as pelo Porto Canal.

Logo ao minuto 3 do desafio, que terminou sem golos, o árbitro António Nobre assinalou falta na área de Miguel Nóbrega sobre Evanilson. Porém, alertado pelo videoárbit­ro, Fábio Melo, analisou a repetição de um ângulo, anulou o penálti e deu cartão amarelo ao avançado dos dragões. Nas redes sociais, o FC Porto mostrou a jogada desde outra perspetiva – ver imagem ao lado. “Fábio Melo não mostrou esta imagem ao árbitro. Mostrou apenas as imagens que dão a ideia que não houve toque.

Porquê? Alguém de boa fé compreende e aceita que seja apenas mostrado imagens com um ângulo ao árbitro de campo? E o árbitro de campo deve-se satisfazer com apenas um ângulo?”, criticaram os dragões.

Coroado mantém opinião

Jorge Coroado, elemento do Tribunal d’O JOGO, foi confrontad­o com a nova imagem do lance mas retira da equação qualquer recomendaç­ão de diferente decisão de António Nobre. “O toque dojogador do Rio Ave acon

tece com o Evanilson já em queda. De forma alguma esta imagem pode desacredit­ar as anteriorme­nte observadas”, precisou o antigo juiz. “A decisão seria outra se existisse uma imagem que mostrasse uma pancada na coxa com a perna em extensão e não em movimento”, declarou. No sábado, José Leirós e Fortunato Azevedo, outros ex-árbitros do painel, também entenderam não ter existido infração.

O JOGO tentou, mas não foi possível obter reação do Conselho de Arbitragem da FPF.

Jogada deuse logo aos 3’ do desafio sem golos diante do Rio Ave, no sábado. Evanilson terminou com cartão amarelo por simulação

 ?? ?? Lance entre Miguel Nóbrega e Evanilson motivou protestos
Lance entre Miguel Nóbrega e Evanilson motivou protestos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal