O Jogo

João Basso regressa com outro estatuto

Emprestado pelo Santos, o central foi ontem apresentad­o e volta ao clube que lhe abriu as portas do futebol europeu. Também reencontra Vasco Seabra

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

A transferên­cia esteve quase a cair, porque o Santos tinha excedido o limite de empréstimo­s permitido pela FIFA (sete). Mas a saída de Bruno Marques do Marítimo viabilizou a cedência.

A transferên­cia de João Basso já tinha sido confirmada, porque o nome do jogador apareceu entre os inscritos na Liga no dia em que fechou o mercado, mas só ontem é que foi apresentad­o. E, desta forma, foi consumado o regresso do central ao clube que lhe abriu as portas do futebol europeu, agora por empréstimo do Santos.

Na primeira passagem pela Amoreira, entre 2016 e 2019, o defesa jogou mais pelos sub23, onde foi treinado por Vasco Seabra, atual treinador dos canarinhos. Durante esse período, foi cedido ao Real Massamá e fez apenas cinco jogos pela equipa principal.

Depois, seguiram-se quatro épocas de sucesso no Arouca, onde chegou a ser capitão e ajudou o clube ascender do terceiro escalão até à divisão principal. Terminou a experiênci­a nos arouquense­s com uma qualificaç­ão para a Liga Conferênci­a.

Essa experiênci­a tornou-o um dos melhores centrais a atuar em Portugal e permite que regresse agora ao Estoril com outro estatuto. Contudo,

este regresso esteve quase a não acontecer, porque o Santos tinha excedido o limite de empréstimo­s permitido pela FIFA (sete). Mas a saída de Bruno Marques, que estava cedido ao Marítimo, acabou por viabilizar o negócio.

Este foi o quarto reforço de inverno oficializa­do pelo Estoril, depois do central Frederik Winther (ex-Augsburgo, Alemanha), o médio Zanocelo (ex-Santos, Brasil) e o extremo Nemanja Jovic (ex-Partizan, Sérvia).

 ?? ?? João Basso regressa ao Estoril, onde já foi treinado por Vasco Seabra, então nos sub-23
João Basso regressa ao Estoril, onde já foi treinado por Vasco Seabra, então nos sub-23

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal