O Jogo

Quando os pequenos se agigantam

- Nuno Correia da Silva Administra­dor de empresas

Os bons exemplos são sempre dignos de registo, o desporto é pródigo em oferecer exemplos de superação, de resiliênci­a, de determinaç­ão, de companheir­ismo, tantos que seria impossível identifica­r todos. Dentro do desporto, o futebol assume especial relevo, não por ser mais ou menos que qualquer outra modalidade, mas pelo impacto que tem na sociedade.

De todos os bons exemplos que é capaz de oferecer, conheci um, muito recentemen­te, que superou largamente as minhas melhores expectativ­as, foi o exemplo da Ética.

É especialme­nte reconforta­nte sentir que o Futebol também se consegue impor pelo lado dos valores. Veio de um clube que não está sempre nos holofotes, mas tem uma longa e rica história: o Clube União 1919, de Coimbra. No site do clube encontramo­s a iniciativa: “Menos por Mais”. É uma iniciativa com foco na Ética Desportiva, no

Sim, muitos formam jogadores, mas alguns, além de jogadores, formam senhores

respeito pelo adversário e, sobretudo, na formação de Homens.

Sim, muitos formam jogadores, mas alguns, além de jogadores, formam senhores.

Integrado no projecto “Sou União” a iniciativa “Menos por Mais” consiste em mitigar a possibilid­ade dos resultados se transforma­rem em humilhação para o adversário. Em todos os jogos, de 7 ou de 9, quando o resultado chega aos 5-0, o União retira um jogador, se chegar aos 10-0 retira dois. Quando a equipa adversária reduz, o jogador volta a entrar.

É um grande exemplo. Um exemplo que vem da formação, dos mais pequenos, mas que é enorme e se agiganta perante os maiores.

São várias as mensagens concentrad­as nesta medida, primeiro mostra que a vitória nunca pode ser fácil, as vitórias fáceis são traiçoeira­s, “amaciam” os jogadores, fazem com que baixem a guarda e, no jogo seguinte, pagam uma fatura pela facilidade. Segundo, transmite que o adversário está em campo para dignificar o jogo, não para ser humilhado. Em terceiro lugar, dá uma segunda oportunida­de a quem está a perder, mostra que nenhuma derrota tem de ser definitiva e que no futebol, como na vida, há sempre uma segunda oportunida­de, ou uma terceira, tantas quantas forem necessária­s.

Só não é permitido desistir. Parabéns ao Clube União 1919, parabéns aos seus atletas, treinadore­s e dirigentes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal