O Jogo

Meta olímpica não está longe

Cheila Vieira e Beatriz Gonçalves foram nonas no dueto técnico do Mundial e estão a um lugar de Paris

-

Atletas do Gesloures deram grande um salto de qualidade, evoluíram na final de Doha, mas precisam de melhorar ainda mais no dueto livre, amanhã e depois, para fazerem história.

CARLOS FLÓRIDO

A história da natação sincroniza­da portuguesa quase se confunde com Cheila Vieira, de 25 anos, e Maria Beatriz Gonçalves, de 24, atletas do Gesloures que começaram a representa­r a Seleção Nacional em 2016 e amanhã vão lutar por uma surpreende­nte presença nos Jogos de Paris’2024, a meta que assumiram quando partiram para o Mundial de Doha. O nono lugar na final de dueto técnico do Catar, melhor posição de sempre para portuguesa­s, deixou-as a uma posição do apuramento, que precisam de ganhar amanhã e depois, na prova de dueto livre.

A missão das lisboetas não se afigura fácil. Das oito duplas que estão à sua frente, a China (ontem medalhada de ouro) já tinha lugar nos Jogos, enquanto Espanha, Israel, Itália e Canadá estão bem colocadas no apuramento por equipas – estão na final de técnica e ainda terão a prova livre –, que tem mais cinco lugares olímpicos, tanto para a competição coletiva como nos duetos. Restam Grã-Bretanha e Países Baixos, ontem segunda e quarta e já quase inatingíve­is, e a Grécia, na luta pelas três vagas olímpicas dos duetos. As lusas, que na “técnica” melhoraram o

“Estamos a fazer alterações na coreografi­a, aumentando a dificuldad­e”

Cheila Vieira Seleção Nacional

11.º lugar do anterior Mundial, têm de evoluir ainda mais o 15.º lugar de Fukuoka’2023 no “livre”.

“A nossa estratégia está a resultar. Estamos a fazer alterações­nacoreogra­fia,paratentar aumentar a dificuldad­e, mas alterações dentro do possível, as que sabemos que conseguimo­sfazernaág­ua.Issoprovou­se, porque mudámos para a eliminatór­ia e conseguimo­s e depois mudámos para a final e conseguimo­s”, destacou Cheila Vieira. Já Beatriz Gonçalves deixou um sinal de confiança: “Ainda temos as eliminatór­ias do livre e esperamos passar à final. Vamos com força”. A ida a Paris’2024, caso fique a depender da posição da prova por equipas, só ficará decidida na sexta-feira.

 ?? ?? Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira já têm o melhor lugar de sempre em Mundiais
Beatriz Gonçalves e Cheila Vieira já têm o melhor lugar de sempre em Mundiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal