O Jogo

Luís Gonçalves diz “basta” aos árbitros

Administra­dor da SAD enumerou lances de jogos de FC Porto, Sporting e Benfica, a começar pela reversão do penálti sobre Evanilson

-

Em declaraçõe­s aos meios do clube, o dirigente diz que os dragões têm “quatro pontos a menos” e os outros “quatro pontos a mais”. Fala em diferenças de critério e dá Francisco e João Neves como exemplos.

Luís Gonçalves, administra­dor da SAD do FC Porto, assumiu fortes críticas à arbitragem, partindo do último jogo com o Rio Ave, que os dragões empataram, para partidas de Sporting e Benfica. No sábado, António Nobre assinalou penálti sobre Evanilson, mas reverteu a decisão após ver as imagens do VAR, Fábio Melo. “O grande problema desse lance, além de nos ter sido retirado um penálti, foi termos percebido que não foram dadas ao árbitro todas as imagens que necessitav­a para tomar uma boa decisão. Só Fábio Melo sabe a razão de não ter mostrado a imagem por trás, que é onde se vê que há efetivamen­te um toque. Impediram-nos de conseguir três pontos”, afirmou o dirigente, em declaraçõe­s aos meios do clube. “Não queremos ter desconfian­ça das decisões das equipas de arbitragem, mas para isso é preciso que elas permitam que tenhamos confiança”, acrescento­u, com uma mensagem forte: “Alguns árbitros tratam mal o FC Porto. Isso não vamos continuar a permitir. Basta”. Para Luís Gonçalves, o clube tem, “no espaço de um mês, quatro pontos a menos”, baseandose também no dérbi da Invicta. “Um lance claro de penálti, um empurrão nas costas do Eustáquio. Mais uma vez, o VAR, Rui Costa, não chamou Manuel Oliveira e este teve um comportame­nto pouco adequado, quando o Eustáquio falou com ele, insinuando que se atirou para a piscina e que piscina tinha em casa para fazer aquele tipo de saltos. Isto é grave”, recordou o dirigente azul e branco, consideran­do que “outros têm quatro pontos a mais” e que “no fim do campeonato, isto pode ser decisivo”.

Mira em quatro jogos de Sporting e Benfica

Com a mira em Sporting e Benfica, Luís Gonçalves começou por lembrar a visita dos leões ao Casa Pia, em que o golo de Paulinho foi incorretam­ente validado. “Foi tão grave que o Conselho de Arbitragem sentiu necessidad­e de emitir um comunicado. Depois pediram desculpa, mas isso não é nada. O Farense Sporting é, talvez, o jogo mais escandalos­o deste campeonato. Não tenho qualquer dúvida em dizeres ta palavra: foi uma vergonha. O Gonçalo Silva é expulso num lance dúbio, mas até podemos dizer que aceitamos. Já o Hjulmand tem um segundo amarelo claro que toda a gente viu menos o árbitro. No final, quando estava 2-2, há um lance do Edwards que é considerad­o penálti pelo Luís Godinho, uma coisa inacreditá­vel”, criticou o dirigente, para quem ficou por marcar um “penálti claríssimo” a favor do Famalicão, na visita à Luz .“OVAR Fábio Melo, mais uma vez, tomou a decisão que tomou, não sabemos porquê. Ou se calhar sabemos. São decisões fáceis. Só quando estão a apitar o FC Porto é que não aparecem da mesma forma. O Benfica tem jogado contra 10 muitas vezes, nos jogos em casa há sempre qualquer coisa que leva a que um jogador da outra equipa leve o segundo amarelo. Aconteceu isso com o Aderllan Santos, do Rio Ave. O resultado também estava 1-1. Com o Boavista, o golo do Benfica nasce de uma falta do Morato”, prosseguiu Luís Gonçalves, certo que “esta não pode ser a verdade do campeonato”.

Visando ainda o desaire do FC Porto com o Gil Vicente, na época passada, “com um jogador expulso numa intervençã­o incorreta do VAR Tiago Martins”, Gonçalves lembra que os dragões “terminaram o campeonato com menos dois pontos do que o primeiro”. “Isto são factos. Só queremos que nos respeitem”, afirmou, com a convicção de que “os jogadores estão revoltados com o tratamento”. “Os amarelos ao Francisco Conceição são uma coisa inacreditá­vel. O Francisco não pode fazer nada que é amarelo. O João Neves é bom jogador, mas parece que tem uma proteção como o Pizzi tinha há uns anos. Pode ter as entradas que tiver que está sempre tudo certo, é sempre o empenho. O Benfica tem 39 amarelos, nós temos 63 com o mesmo número de jornadas, é inacreditá­vel”, aprofundou o administra­dor, que admitiu que os portistas “estão cansados”, mas concluiu com uma garantia: “Vamos dar luta até ao fim. Estamos todos empenhados em demonstrar que nós somos a melhor equipa.”

“Alguns árbitros tratam mal o FC Porto. Isso não vamos continuar a permitir. Basta”

“Farense-Sporting foi o jogo mais escandalos­o do campeonato, uma vergonha”

Luís Gonçalves Administra­dor do FC Porto

 ?? ?? Luís Gonçalves apontou o dedo a algumas decisões da arbitragem
Luís Gonçalves apontou o dedo a algumas decisões da arbitragem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal