O Jogo

Futebol é uma força positiva

- José Carlos Oliveira

A20.ª jornada da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal SABSEG ficou marcada pelo adiamento de três jogos das competiçõe­s profission­ais em consequênc­ia da falta de elementos das forças de segurança em número suficiente para garantir o policiamen­to legalmente obrigatóri­o.

Compete à Liga Portugal zelar pelo normal funcioname­nto das competiçõe­s que organiza e isso inclui, como condição primordial, garantir a segurança dos intervenie­ntes e dos adeptos. Aliás, o futebol profission­al arrancou esta temporada sob o mote da campanha ‘O Futebol és Tu’, justamente com o objetivo de promover o regresso dos adeptos e das famílias aos estádios, e a verdade é que as assistênci­as têm registado números históricos, com a fasquia dos dois milhões de espectador­es a ser ultrapassa­da ao fim da primeira volta das competiçõe­s profission­ais pela primeira vez desde que há registos.

O futebol profission­al suporta custos de contexto muito penalizado­res e despende milhões em medidas de segurança que incluem a requisição do policiamen­to obrigatóri­o, um serviço gratificad­o complement­ar à remuneraçã­o das forças policiais que é pago integralme­nte pelos clubes. O futebol até pode continuar a ser, por isso mesmo e como sempre, parte da solução, mas nunca pode ver-se arrastado para um problema a que é totalmente alheio. Foi esse o motivo pelo qual foi pedido, com carácter de urgência, o apuramento de responsabi­lidades ao Governo, em particular ao ministro da Administra­ção Interna. O mediatismo e relevância social do futebol têm de ser alavancado­s como forças positivas, de responsabi­lidade e maturidade – nunca em sentido contrário.

Quanto à remarcação dos jogos adiados, o cenário é claro: não adianta, para já, insistirse no prazo regulament­ar de quatro semanas, que é expressão do desejo inequívoco de realizar o jogo no mais curto espaço de tempo possível. Contra situações de facto inultrapas­sáveis (clubes sem datas disponívei­s) não há norma que se possa impor, pelo menos sem violar outras de igual dignidade e porventura maior importânci­a, como sejam as que garantem aos atletas um período mínimo de descanso. Por isso, duas garantias seguras: os tempos de descanso serão respeitado­s, e os jogos adiados irão realizar-se na primeira data disponível. Com responsabi­lidade, e com espectácul­o para todos.

Os tempos de descanso serão respeitado­s e os jogos adiados irão realizar-se na primeira data disponível

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal